15/06/2010 às 00h00min - Atualizada em 15/06/2010 às 00h00min

Bom Gosto inicia produção de laticínios no Estado

Governo do Rio de Janeiro

A unidade industrial da Laticínios Bom Gosto inaugura suas operações em Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba. O investimento inicial, de R$ 34 milhões, inclui a compra da fábrica, com capacidade de processamento de 300 mil litros/dia, adquirida, no ano passado, da Nestlé, além da modernização das instalações para produção de leite Longa Vida, creme de leite, achocolatado, e bebidas lácteas. 

Com capacidade de produção de 4 milhões de litros/dia, que correspondem a 1,2 bilhão de litros/ano, a Laticínios Bom Gosto é, hoje, a segunda maior empresa em volume de captação de leite no país e a primeira em processamento de leite Longa Vida. 

Para o desenvolvimento das atividades industriais em Barra Mansa, a empresa conta com os incentivos do Programa Rio Leite, da secretaria estadual da Agricultura, que reduziu a carga tributária para a produção interna de leite, e com os benefícios previstos na legislação estadual de ICMS concedidos à plantas industriais localizadas no território fluminense, além de outros programas, como o Rio Genética, que permite melhorar os plantéis leiteiros, oferecendo linhas de crédito para a aquisição de animais, embriões, sêmen, equipamentos e benfeitorias, com juros de 2% ao ano e pagamento em até 60 meses. 

Segundo o Diretor Presidente da Laticínios Bom Gosto, Wilson Zanatta, a política corajosa e ousada de incentivos fiscais do governo do Rio foi uma das razões para que a empresa - que possui 22 unidades industriais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul, emprega cerca de 3,8 mil funcionários, conta com 28 mil produtores integrados e prevê para este ano o faturamento de R$ 2,2 bilhões - se instalasse no Rio. 

- O Governo do Estado tem trabalhado muito pelo interior, pela agropecuária, de maneira constante e entrosada com as cooperativas, sindicatos rurais e com a Federação Estadual de Agricultura – frisou o governador. 

O secretário estadual de Agricultura adiantou que, além da Bom Gosto, outras empresas de médio e grande porte já se instalaram ou estão se instalando no estado. A Laticínios Marília inaugura, até o fim do ano, seu parque industrial em Itaperuna, na Região Noroeste do Rio. A Parmalat, também em Itaperuna, não produzia o leite UHT (caixinha) e passou a produzir. A Laticínios Grupiara, em Valença, no Sul fluminense, está se expandindo e a CCA Alimentos está reativando um parque industrial que estava desativado há três anos, em Macuco, na Região Serrana do estado.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »