18/06/2020 às 10h35min - Atualizada em 18/06/2020 às 10h35min

Guia orienta produtores de leite no combate ao coronavírus

Um novo guia vem orientar os produtores de leite a como tomar medidas de precaução para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A publicação, organizada pela Embrapa Clima Temperado de Pelotas, tem a pesquisadora Laura Lopes de Almeida, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), como um de seus coautores. O material pode ser baixado neste link: Guia Covid e pecuária leiteira.

“Fui convidada a colaborar pela minha formação na área de virologia. A Embrapa de Pelotas tem uma linha de pesquisa em biossegurança na produção leiteira e achou importante elaborar um material voltado especificamente para este público. Os produtores de leite são normalmente agricultores familiares e, por isso, as propriedades contam com pessoas idosas, que são um grupo de risco”, explica Laura.

Embora a doença não afete os animais, o guia reforça medidas de higiene que já são adotadas na produção de leite para evitar a contaminação dos humanos. “O produtor que trabalha com leite já tem uma cultura estabelecida de higienização, de lavar as mãos sempre. O que queremos reforçar com eles é que este cuidado deve se estender a outras partes da vida, como a ida à cidade para ir no banco, por exemplo”, detalha a pesquisadora.

A Embrapa também conta com material informativo sobre prevenção do coronavírus voltado para produtores de suínos e aves.

Fonte:
 Seapdr RS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp