09/05/2010 às 10h44min - Atualizada em 09/05/2010 às 10h44min

Lula abre Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar

MDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf e a diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentação da ONU, Josette Sheeran abrem na próxima segunda-feira, 10, o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Mais de quarenta ministros de agricultura de países africanos estarão no encontro que vai acontecer durante três dias no Palácio do Itamaraty. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel também participa do encontro. 

Desde o primeiro dia de governo, a segurança alimentar e o combate à fome são prioridades do presidente Lula. No discurso de posse em 2003, o presidente afirmou que, “ se ao final de meu mandato todos os brasileiros tiveram a possibilidade de tomar café-da-manhã, almoçar e jantar terei cumprido minha missão”. Para alcançar esse objetivo, foi criada uma rede de políticas públicas para fortalecer a agricultura e organizar a produção. 

A implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) , que articula a produção da agricultura familiar nos mercados locais, a ampliação do volume de crédito para os agricultores familiares e a criação do seguro de clima e de preço são exemplos disso. Outro programa que está impulsionando fortemente, não só a agricultura familiar, mas também a indústria, é o Mais Alimentos que já comercializou cerca de 25 mil tratores desde o lançamento em 2008. 

Todos esses programas serão apresentados aos ministros africanos que têm enorme interesse em conhecer a experiência brasileira e implementá-las em seus países de origem. Na terça-feira, 11, as 14h30, o ministro Guilherme Casssel coordenará o Painel “Desenvolvimento rural, Pesquisa e Extensão no Brasil”.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp