21/09/2018 às 10h21min - Atualizada em 21/09/2018 às 10h21min

Fusão cria a maior empresa de genética bovina do mundo.

As duas principais empresas globais de genética bovina, que juntas comercializam 30 milhões de doses de sêmen por ano, confirmaram que se fundiram numa única companhia. Urus é o nome da nova multinacional, resultante da fusão das operações da americana Cooperative Resources International (CRI), que no Brasil é dona da marca Genex, e da holandesa Koepon Holding, detentora da marca global canadense Alta Genetics.

Com a integração, a Urus deve se tornar líder global em genética de inseminação artificial de bovinos e serviços relacionados. As empresas não falam em valores da transação e ressalvaram que, no Brasil, permanecerão com operações separadas, mantendo-se concorrentes. O mercado brasileiro de comercialização de sêmen bovino e serviços gira em torno de R$ 540 milhões por ano.

A intenção de fusão foi anunciada no final de 2017, mas só agora foi aprovada, após um processo formal de diligência (auditoria em práticas contábeis, fiscais, trabalhistas e financeiras, entre outras) e depois de ser votada pelos conselhos de administração de cada organização, bem como pelos delegados membros da cooperativa CRI.

A Koepon é uma empresa privada e a CRI é uma cooperativa de produtores, que será mantida como parte da entidade resultante da fusão. A nova organização será incorporada e sediada na cidade de Madison, no estado americano de Wisconsin.

“Embora a URUS seja um novo nome na indústria agrícola global, suas raízes são profundas”, diz o CEO da URUS, Cees Hartmans. “As empresas da família URUS têm um histórico de atendimento a produtores de leite e carne bovina em todo o mundo”, aponta. Para Sergio Saud, diretor da GENEX no Brasil, a formação da URUS possibilitará um aumento significativo nos investimentos, elevando a outro nível o uso da inseminação artificial e o melhoramento genético de bovinos no Brasil. “No entanto, reiteramos que a URUS manterá as operações da Genex e da Alta Genetics Brasil como concorrentes no mercado, cada uma buscando oferecer, a seu modo, as mais inovadoras e avançadas tecnologias do setor aos seus clientes”.

“Podemos esperar, num futuro próximo, um enorme avanço nas pesquisas em genética e nos serviços oferecidos aos produtores de leite e corte”, assegura o presidente da Alta Genetics no Brasil, Heverardo Carvalho.

Fonte: Gazeta do Povo

No Brasil, a Genex é sediada em São Carlos (SP), com filiais em Belo Horizonte (MG), Castro (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). A Alta Genetics está há 20 anos no país e tem sede em Uberaba (MG).”


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp