20/04/2010 às 09h55min - Atualizada em 20/04/2010 às 09h55min

Oficinas e cursos movimentam o Ciência para a Vida 2010

Embrapa

Que tal aprender fazer uma pizzaioca ou uma petigaioca? Os pratos genuinamente brasileiros são produzidos com a fécula (goma) de mandioca em substituição à massa de trigo. Apesar de diferente, o gosto é tão bom quanto de uma pizza e de um petit gateau, já que os recheios utilizados são os mesmos. E ainda apresentam uma vantagem, é de fácil digestão porque não fermenta. 
As receitas são da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA) e vão ser apresentadas durante o VII Ciência para a Vida. O evento acontece entre os dias 24 de abril e 2 de maio, na sede da Embrapa, em Brasília. 
Outras oficinas estarão à disposição dos visitantes que vão poder obter orientações sobre manipulação de alimentos, preparação de sucos energéticos, informações nutricionais e funcionais do arroz e feijão, técnicas de pintura, entre outras. 
A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), por exemplo, vai ensinar a preparar sucos energéticos a base de guaraná da Amazônia. A receita é bastante utilizada pelas indústrias de bebidas, para atender o mercado de refrigerantes e energéticos. Os sucos são nutritivos, saborosos e facilmente preparados, além de ser uma boa fonte de geração de renda. 
Para quem quer obter conhecimentos sobre espumantes, essa também é uma ótima oportunidade. A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS) vai oferecer várias informações para o público amador de vinhos e espumantes como os princípios básicos de degustação e apreciação. 
Pintura e desenho também são opções de curso. O projeto “Cores da Terra”, por exemplo, trata de uma técnica econômica, simples e sustentável que permite a fabricação de tintas tendo a terra como componente básico principal. O participante poderá, ainda, aprender a desenhar aquarelas aplicadas à ilustração botânica na oficina “Preservando com arte”. O objetivo é chamar a atenção para a preservação da vegetação por meio da ilustração. 
As inscrições já estão abertas na sede da Embrapa, em Brasília. Basta doar cinco quilos de alimentos não perecível. Mais informações no www.cienciaparaavida.com.br ou pelos telefones (61) 3448-1736 e 3448-1737. 


SERVIÇO: 

Evento: VII Exposição de Tecnologias Agropecuárias Ciência para a Vida 
Data: 24 de abril (abertura para o público) a 2 de maio de 2010. 
Local: Sede da Embrapa – PqEB, final da avenida W3 Norte, Brasília/DF. 
Horário: 9h às 21h
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp