28/03/2010 às 09h10min - Atualizada em 28/03/2010 às 09h10min

Laticínios Bela Vista lança programa de assistência ao produtor de leite em Piracanjuba

Laticínios Bela Vista

O Laticínios Bela Vista lançou o Programa Piracanjuba Pró-Campo, no Centro de Apoio Técnico aos Produtores de Leite Piracanjuba, localizado em propriedade rural, em Bela Vista de Goiás-GO, município a 45 quilômetros de Goiânia-GO. 

O programa foi criado para dar apoio, orientar, capacitar ou treinar os produtores de leite, funcionários das propriedades rurais, associações ligadas ao segmento da produção leiteira, profissionais que trabalham com assistência técnica, além de instituições de ensino.

Foram convidados para o evento de lançamento, produtores de leite, representantes de associações e entidades ligadas ao setor agropecuário, autoridades políticas, parceiros do programa e jornalistas. 

A programação foi composta de visita técnica ao Centro de Apoio Técnico, além de solenidades de entrega de certificados à primeira turma de alunos da Unidade de Treinamento do Centro de Apoio. Está prevista ainda a assinatura de convênio para treinamento de mão-de-obra entre Laticínios Bela Vista, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/GO e CRV Lagoa da Serra, parceiros do projeto. 

Fazenda-escola
O Centro de Apoio Técnico ao Produtor de Leite é uma propriedade do Laticínios Bela Vista, com área de aproximadamente 45 hectares, composta por unidades operacionais para recria de reprodutores de raças leiteiras, treinamento de mão de obra para inseminação artificial de raças leiteiras e produção de leite. O Centro de Apoio opera como uma fazenda-escola, onde produtores e profissionais rurais podem conhecer na teoria e na prática procedimentos e novidades tecnológicas que garantem a qualidade do leite.

Além do Centro de Apoio Técnico aos Produtores de Leite, o programa Piracanjuba Pró-Campo atuará em duas outras vertentes: Unidades Demonstrativas de Produção e Assistência Técnica Gerencial ao Produtor. Em desenvolvimento desde setembro de 2009, as Unidades Demonstrativas de Produção (UDPs) são propriedades rurais particulares que funcionam como fazendas demonstrativas, distribuídas em 12 regiões de captação de leite do Laticínios Bela Vista em Goiás. 

As UDPs estão localizadas em propriedades de produtores de leites, que ofereceram as fazendas para visitação, treinamento e demonstrações de práticas agropecuárias, como pastejo rotacionados, pastagens irrigadas, controle e avaliação de índices zootécnicos etc. A intenção com este trabalho é apresentar tecnologias simples e funcionais aos produtores rurais e profissionais ligados ao setor. 

“Cada unidade terá um profissional, técnico agropecuário ou veterinário, para prestar assistência ao produtor, informando sobre assuntos que possam melhorar o rendimento das propriedades rurais”, ressalta o diretor de Expansão do Laticínios Bela Vista, Luiz Magno de Carvalho. 

Por meio do projeto Assistência Técnica ao Produtor de Leite, 12 profissionais qualificados e treinados pelo Laticínios Bela Vista vão visitar propriedades rurais em Goiás para orientar e instruir os produtores e trabalhadores sobre gestão da empresa rural, com temas relacionados à sustentabilidade da produção de leite, aumento de produtividade, redução de custos, melhoria genética, alimentação, sanidade e gestão de negócio. 

Em cada visita, o técnico elaborará um relatório, que será encaminhado a uma Central de Processamento de Dados (CPD), localizada em Bela Vista de Goiás. As informações serão processadas e enviadas ao técnico e produtor da fazenda visitada, com dados zootécnicos e financeiros da propriedade rural. 

“Com as informações repassadas, o proprietário terá como acompanhar melhor o seu negócio e promover as alterações necessárias para o bom desenvolvimento da atividade leiteira”, reforça Luiz Magno.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp