15/03/2010 às 08h54min - Atualizada em 15/03/2010 às 08h54min

Sustentabilidade - uma nova consciência

CIA. DA INFORMAÇÃO

As transformações socioeconômicas dos últimos 20 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas dos mais diversos segmentos que até então eram acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é, portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, as organizações se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável nas ações com seus públicos.

Para tratar do tema, a Editora Gente traz ''Sustentabilidade XXI - Educar e inovar sob uma nova consciência'' de Rodrigo Costa da Rocha Loures, um exemplo de criatividade e mostra como direcionar ciência e tecnologia para fins públicos, evitando danos sociais e ambientais pela falta de compreensão sistêmica sobre os efeitos de longo prazo.

Com grande experiência empresarial baseada em inovação, o autor é integrante do Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e coordenador de Mobilização Empresarial pela Inovação na Confederação Nacional da Indústria (CNI), da qual é vice-presidente.

Sua visão se baseia em profundo estudo empírico e na aplicação prática em sua empresa, a Nutrimental, líder nacional em barras de cereais. A obra visa também suscitar reflexão e diálogo a respeito do desafio de se oferecer uma educação empresarial responsável e promover o valor da inovação sustentável como caminhos em favor do bem-estar da vida humana no planeta, afirma.

Loures argumenta que sustentabilidade é, hoje, ''o novo nome do desenvolvimento, incluindo suas várias dimensões: econômica, social, cultural, físico-territorial e ambiental, político-institucional, científico-tecnológico e, para alguns, principalmente espiritual''.

O empresário paranaense traça um panorama entre o presente e o futuro, entre a consciência, a semeadura da sustentabilidade e os caminhos para a inovação e a mudança em prol ao mundo sustentável. ''Este livro documenta o papel criativo dos brasileiros que apoiaram os dez Princípios de Boa Governança Corporativa e os seis Princípios de Educação Responsável de Gestão Empresarial do Pacto Global (proposto por Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas). Revela como o Brasil caminha em direção a negócios e mercados mais éticos - ajudando a definir sustentabilidade e inovação sustentável para o século XXI'', avalia Hazel Henderson, presidente do Ethical Markets Media e uma das lideranças mundiais do movimento que prega desenvolvimento econômico com benefício social e ambiental.

''Sustentabilidade é a nova e grande oportunidade de crescimento, de negócios e construção da nova economia. A economia verde. Na passagem do século XIX para o XX, o desafio era dominar os meios para obter escala. Fizemos isso bem demais (e exageramos na dose). Temos, agora, que incorporar rapidamente o novo entendimento sob pena de comprometermos a espécie humana e sua existência neste planeta'', completa o autor.

Sobre o autor:

Rodrigo Costa da Rocha Loures natural de em Curitiba (PR), é empreendedor do ramo de alimentos desde 1968, quando fundou a Nutrimental a partir de pesquisas na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É presidente, pelo segundo mandato, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde coordena a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (SP), foi professor na Universidade Federal (UFPR) e na PUC do Paraná. Casado com a artista plástica Vera Lília, tem três filhos e oito netos. Integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e o Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República. É secretário-executivo do Movimento Nacional de Cidadania e Solidariedade, coordenador nacional das ações voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), das Nações Unidas. Cofundador e conselheiro da Fundação Brasileira do Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e líder do BAWB - Global Forum na América Latina (GFAL).

Dados do livro:
Título: Sustentabilidade XXI - Educar e inovar sob uma nova consciência
Autor: Rodrigo Costa da Rocha Loures
Editora Gente
Ano e número da edição: 2009 / 1ª edição

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp