13/09/2017 às 09h47min - Atualizada em 13/09/2017 às 09h47min

Genética de qualidade é requisito essencial para ter sucesso no leite

Genética – Tonin salientou a importância do produtor ter vacas com melhoramento genético de ponta Melhoramento genético para elevar o nível do rebanho.

Ronaldo Tonin salientou a importância do produtor ter vacas com melhoramento genético de ponta. Melhoramento genético para elevar o nível do rebanho leiteiro e buscar mais saúde nas vacas. Foi o tema da palestra proferida pelo médico veterinário especializado em melhoramento genético Ronaldo Tonin, para o Grupo do Leite de Venâncio Aires. Foi o 15º encontro do grupo que contou com a presença de 76 produtores e ocorreu no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires (STR) na manhã do dia 31 de agosto.

Tonin abriu a palestra mostrando a situação da pecuária leiteira do Brasil, que soma um plantel de 20 milhões de vacas leiteiras, onde 8% dos produtores usam inseminação artificial. O veterinário aprofundou as principais causas para o baixo desempenho do plantel leiteiro brasileiro, como a falta de assistência técnica, manejo e alimentação inadequada do rebanho, genética sem qualidade e falta de sanidade.

Tonin reforçou que para mudar esta realidade, é necessária a assistência técnica em todos os ciclos, treinamento dos produtores, inseminação artificial de ponta, sanidade com as propriedades livres de doenças e criar bem as terneiras. ‘Para mudar este processo, o produtor deve definir as prioridades, sendo sêmen de qualidade (inseminação artificial) um dos caminhos’, frisou. Acentuou que além disso, há a questão da alimentação de qualidade das pastagens.

Um dos cuidados que o produtor precisa ser é a consanguinidade (parentesco) das vacas, pois isto, segundo Tonin, diminui a produção do leite, provoca o aumento das células somáticas e os animais ficam propensos a doenças.

Tonin acredita que o Brasil ainda será um exportador de leite porque os países maiores produtores no mundo estão reduzindo a sua produção. Enquanto isto, no Brasil, a produção está aumentando e a vai aumentar ainda mais e que as exportações já se iniciarão em 2018. O palestrante destacou que Brasil está crescendo na média de 8% ao ano e que o Rio Grande do Sul é o segundo estado maior produtor de leite do país.

Vaca ideal

Uma das perguntas mais frequentes dos produtores é: qual a vaca ideal para minha propriedade? Tonin salientou que para o produtor ter uma vaca de qualidade na propriedade, não importa a raça e que este precisa adotar alguns critérios e explicou os passos para ´construir` a vaca ideal, como a estrutura (deve ser mediana, ou seja, nem muito alta e nem muito baixa), observar a largura da garupa, o talão dos cascos (altura dos pés) e o sistema mamário. Tonin explicou ainda, como avaliar as novilhas, quais os fatores para descartar uma vaca e o porquê de incrementar a longevidade do rebanho leiteiro.

Fonte: Jornal Folha do Mate
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp