14/08/2017 às 11h41min - Atualizada em 14/08/2017 às 11h41min

Queijo de ovelha do Vale das Videiras é tema de aula no Rio Gastronomia

Adriana Lorete

A versão fluminense do queijo Serra da Estrela - Adriana Lorete / Agência O Globo

O queijo da Serra da Estrela do Rio, explicou Monica Jacobsen, na abertura de sua aula no auditório Santander, no fim da tarde de sexta, no Rio Gastronomia, é feito com apenas três ingredientes, seguindo à risca a receita centenária portuguesa: leite puro de ovelha cru (sem ser pasteurizado), sal grosso e o chá de uma planta chamada cardo, comum em Portugal.

A receita segue os moldes do tradicional Queijo Serra da Estrela, produzido na Terrinha e, segundo Mônica, presente no campo e na mesa desde o século XII, um dos queijos portugueses mais antigos. A simplicidade parece ser o que garante o sucesso do queijo por aqui, no Vale das Videiras, há nove anos.

- A minha experiência com queijo não é técnica. Eu aprendi a fazer ao longo dos anos com mestres queijeiros, mas a minha relação com o queijo é pela experiência do dia a dia, pela vivência. Em Portugal, a técnica passa de pai pra filho e assim por diante. Eu e meu marido temos uma fazenda, e era nosso sonho esperar os netos chegarem. Queríamos arranjar dinheiro para que a fazenda se sustentasse e as soluções estavam sempre erradas. Com o queijo deu certo - explicou Monica.

Monica Jacobsen contou que seu queijo segue os mesmos moldes do tradicional Serra da Estrela português. O nome "Quinta da Pena" é invenção dos filhos de Monica, apelidada pelos filhos de "pena" por sua baixa estatura e leveza. A quinta da mãe, hoje, produz receitas de origem francesa e portuguesa, como os tipos Serra da Estrela, Brebier, Tomme, Boursin, Ricota e Pyramide (tradicional e Cendré).

O Rio Gastronomia, uma realização O GLOBO, é apresentado pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio de Sesc e Senac, com patrocínio master de Santander, Claro e CEG e patrocinio de Brahma Extra, Pão de Açucar e Sebrae. O evento tem ainda o apoio de Água Mineral São Lourenço, Azeite Andorinha, Oster, Air France, Vogue Square e Leite de Magnésia de Phillips e Orfeu como café oficial e parceria com Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp