08/08/2017 às 09h25min - Atualizada em 08/08/2017 às 09h25min

Em Luiziana - PR, curso capacita mulheres para a produção de derivados do leite

Emater, Senar e Prefeitura de Luiziana promoveram, 1 e 2 de agosto, em Luiziana, um curso sobre produção de derivados do leite, com abordagem sobre o processamento e também boas práticas de higiene. Participaram do treinamento 15 agricultoras que têm na propriedade de suas famílias a bovinocultura de leite.

O objetivo do curso, segundo a engenheira agrônoma da Emater, Laura H. G. da Silva,  foi incentivar os produtores rurais a diversificarem as suas atividades, agregando valor e renda ao que produzem, através da agro industrialização. Garantindo, assim,  a sustentabilidade social e econômica dessas agricultoras envolvidas  no processo. “É nossa função como técnicos encontrar soluções e apresentar a estas famílias de trabalhadoras as melhores alternativas para produzirem e permanecerem no campo”.

Foram destaques na abordagem do treinamento temas como Saúde do animal, Alimentação do animal, Qualidade do leite; Condições gerais do ordenhador; Definição do manipulador de alimentos, Perigos físicos, químicos e biológicos; Boas práticas; Qualidade da água; Controle integrado de pragas; Preparo dos alimentos: Compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e Resfriamento; Qualidade do leite; Cuidados básicos no preparo de produtos derivados do leite; Produção de derivados do leite (queijo mussarela, queijo tipo minas frescal, queijo coalho, requeijão cremoso, iogurte, “petit suisse”, quark, doce de leite, leite condensado, doce de leite de corte, doce de leite pastoso, doce de leite pastoso com uva, maionese, manteiga, soro com  sabor de chocolate, bebida láctea fermentada, ricota, patê de ricota e creme de morango gelado); Qualidade e quantidade dos ingredientes;  Importância da pasteurização  Medidas de segurança no trabalho e Responsabilidade social e ambiental.


Fonte: Emater/PR 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp