01/03/2017 às 07h56min - Atualizada em 01/03/2017 às 07h56min

Conheça a história do leite condensado

Eis um produto mágico que, além de ser um verdadeiro coringa e ingrediente indispensável em inúmeras receitas, certamente é um favorito de muita gente.  No entanto, apesar de trazer “condensado” no nome, a verdade é que, para produzir essa delícia, o leite passa por um processo de evaporação, e não de condensação.

Tanto que o “Leite Evaporado” existe e nada mais é do que a versão sem açúcar do leite condensado, o produto recebeu esse nome errado para não criar confusão entre os consumidores.

Leite condensado  (Crédito: Reprodução)

Leite condensado (Crédito: Reprodução)

Leite condensado

O processo de produção consiste em centrifugar o leite para eliminar impurezas, o qual depois é submetido à pasteurização, quando é aquecido a 75 °C durante 20 segundos. O próximo passo é adicionar o açúcar, que funciona como um conservante natural e, então, colocar essa mistura em um evaporador a vácuo com temperaturas entre os 50 e os 70 °C, para que 60% da água seja eliminada. Por último, depois que o leite evaporado esfriar, acrescenta-se lactose em pó.

História

O produto surgiu na França, em 1827

A primeira técnica para produzir o leite condensado de que se tem notícia surgiu na França em 1827. Entretanto, o produto só passou a ser fabricado em escala industrial 26 anos mais tarde, graças ao norte-americano Gail Borden Jr.

A intenção era utilizar a evaporação para reduzir o volume do leite e aumentar a sua durabilidade, pois naquela época, sem geladeiras nem processo de pasteurização, era comum que esse alimento estragasse antes de chegar aos consumidores.

O leite condensado só foi ficar famoso mesmo durante a Guerra de Secessão nos EUA, que ocorreu entre 1861 e 1865, depois de se tornar um dos alimentos fornecidos aos soldados. As latas eram práticas e fáceis de transportar e representavam uma excelente fonte de energia, já que cada porção contava com 1.300 calorias.

Aqui no Brasil, existem registros de que o leite condensado já era comercializado em 1871, como pode ser visto em um anúncio publicado no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial da Corte e da Província do Rio de Janeiro.

http://Fonte: Meio Norte


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp