22/10/2015 às 11h02min - Atualizada em 22/10/2015 às 11h02min

Novas alternativas na gestão de custos e produção do leite merecem atenção do produtor

Hoje em Dia

As ferramentas de gestão dos custos e novas alternativas de produção também devem ser adotadas pelo produtor de leite, caso não queira ver sua atividade minguar.

 

O pesquisador Djalma Pelegrine orienta o produtor Luiz Batista para o controle de receita e despesa

As ferramentas de gestão dos custos e novas alternativas de produção também devem ser adotadas pelo produtor de leite, caso não queira ver sua atividade minguar. Para conviver com essa situação de alta de preços de insumos, rações, entre outros, uma boa gestão da propriedade, que começa pelo registro das despesas e receitas, é fundamental.

“É pequeno o número de produtores que fazem gerenciamento de custos. E sem esse adequado gerenciamento, dificilmente se consegue reduzir os custos”, afirmou o pesquisador da Epamig, Djalma Ferreira Pelegrini. Segundo ele, a partir do controle das entradas e saídas de recursos, o produtor rural poderá identificar com mais facilidade os pontos onde deverá agir. “A partir daí, é possível promover melhorias em seu sistema de produção, com base na combinação de medidas técnicas e administrativas, que resultem em redução do custo de produção e aumento das receitas”.

Ele conta que, no Sítio Quilombo, em Monte Alegre de Minas, o produtor Luiz Silva Batista, aprendeu a fazer, diariamente, as anotações de ordenha, aplicação de medicamentos e manejo de 24 vacas de leite. Luiz Batista passou a registrar receitas e despesas para saber sua margem líquida, obtida com a venda da produção, podendo ter melhor controle e realizar com mais segurança os investimentos necessários.

Djalma Pelegrini disse ainda que é preciso que o produtor perceba a importância do gerenciamento dos custos e a necessidade do associativismo e do cooperativismo na atividade. “A compra coletiva de rações e medicamentos, por exemplo, pode ser uma alternativa para a redução dos custos efetivos da propriedade”, explica.

É pequeno o número de produtores que fazem gerenciamento de custos. Sem esse gerenciamento, não se consegue reduzir os custos”

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/for%C3%A7a-do-campo/novas-alternativas-na-gest-o-de-custos-e-produc-o-do-leite-merecem-atenc-o-do-produtor-1.352382

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp