20/06/2014 às 13h22min - Atualizada em 20/06/2014 às 13h22min

Ricota um queijo versátil e saudável

A ricota é um queijo produzido a partir do soro do leite, que corresponde à parte aquosa que resulta da produção dos queijos, e assim, tem uma consistência mole, mas não pastosa, coloração branca, sabor suave, podendo ou não ser levemente salgada.

Do ponto de vista nutricional a ricota apresenta excelente composição:

1. Contém proteína de alto valor biológico, ou seja, é composta por todos os aminoácidos essenciais ao corpo, para o crescimento, o desenvolvimento, a defesa do corpo e a regulação;

2. Contém cálcio, como a maioria dos derivados do leite, este mineral participa da formação e manutenção dos ossos e da contração muscular;

3. Apresenta outros minerais como o selênio, que tem ação antioxidante e participa do funcionamento do sistema de defesa; fósforo envolvido na geração de energia e regulação; e zinco relacionado com o crescimento e desenvolvimento do corpo;

4. Apresenta equilíbrio entre a quantidade de sódio e potássio, dois minerais importantes para a regulação do funcionamento do corpo quando estão em quantidades balanceadas, por exemplo, 1 fatia (30g) de ricota contém 35mg de sódio e 35mg de potássio;

O tipo de carboidrato encontrado na ricota é apenas a lactose, que naturalmente está presente no leite. Ao passar pelo processo de fabricação o teor de lactose é diminuído, uma vez que 200ml de leite contém aproximadamente 9g de lactose e 1 fatia (30g) de ricota contém 1g de lactose, fator relevante para indivíduos que tenham algum graus de intolerância à este tipo de carboidrato.

A ricota é um queijo que apresenta diversas formas de consumo como, por exemplo, acompanhando pães e torradas, compondo receitas salgadas e doces, formando pastas, cremes e molhos. Escolha a sua forma preferida de consumo!
 
Frango com Creme de Ricota às Passas Brancas

Ingredientes:

- 5 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem sal (36 g) 

- 1 xícara (chá) de uva-passa branca (120 g) 

- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g) 

- ½ xícara (chá) de leite (100 ml) 

- 3 colheres (sopa) de alcaparra picada (30 g) 

- 4 filés de peito de frango (400 g) 

- noz-moscada (preferencialmente ralada na hora) 

- sal e pimenta-do-reino 

- ½ maço de tomilho (30 g)

Modo de Preparar: Derreta 3 colheres (sopa) de manteiga e adicione a uva-passa. Deixe cozinhar, mexendo constantemente, por 3 minutos, ou até que as uvas absorvam a manteiga e fiquem “infladas”. Adicione o creme de ricota, o leite e as alcaparras, mexendo bem, até ficar homogêneo. Quando levantar fervura, desligue o fogo.

Tempere os filés com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira de fundo grosso bem aquecida, coloque o restante da manteiga e, assim que ela derreter, adicione os filés de frango. Deixe-os na frigideira, em fogo médio, por 3 minutos de cada lado. 

Na hora de servir, aqueça o molho, adicione o tomilho picado e sirva sobre o frango, acompanhado de salada de folhas.

Tempo de Preparo: 15 minutos

Rendimento: 4 porções

Dica: A ricota é produzida a partir do soro do leite. Este soro é rico em proteínas solúveis (albumina e lactoglobulina), que, associadas a exercícios de força, aumentam a massa magra. Alguns estudos sugerem que a suplementação desse tipo de proteína pode melhorar a recuperação dos músculos após exercícios intensos e, possivelmente, reduzir os danos musculares e a dor proveniente destes. Dessa forma, o Creme de Ricota Tirolez, tanto na versão light como na tradicional, é uma boa opção para enriquecer suas preparações, deixando-as mais saudáveis. Variações Finalize salpicando 1 colher (sopa) de amêndoas torradas sobre cada prato.
 
Fusilli ao molho de ricota leve 

Ingredientes:

- ½ pacote de fusilli integral (250 g) e sal 

Molho: - 5 colheres (sopa) de azeite (65 ml) 

- 2 dentes de alho picados (8 g) 

- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g) 

- 200 g de peito de peru fatiado picado em tiras 

- 1 ¼ xícara (chá) de leite (250 ml) 

- ¼ de maço de tomilho picado (15 g) 

- ¼ de maço de orégano picado (15 g) 

- pimenta-do-reino

Modo de Preparar:

Em uma panela grande, ferva 2 litros de água junto com 2 colheres (sopa) de sal e cozinhe o macarrão por 11 minutos, ou até que ele esteja al dente (macio, mas com uma leve resistência à mordida).

Enquanto o macarão cozinha, faça o molho: aqueça 1 colher (sopa) de azeite e refogue o alho até ele começar a dourar. Adicione o creme de ricota, o peito de peru e o leite. Assim que ferver, desligue o fogo, coloque o restante do azeite e as ervas e mexa bem, para que o azeite se incorpore ao molho. Tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto.

Assim que o macarrão estiver cozido, escorra e coloque-o, ainda quente, em uma travessa. Despeje o molho por cima e sirva em seguida.

Dica nutricional: a ricota é produzida a partir do soro do leite. Este soro é rico em proteínas solúveis (albumina e lactoglobulina), que, associadas a exercícios de força, aumentam a massa magra. Alguns estudos sugerem que a suplementação desse tipo de proteína pode melhorar a recuperação dos músculos após exercícios intensos e, possivelmente, reduzir os danos musculares e a dor proveniente destes. Dessa forma, o Creme de Ricota Tirolez, tanto na versão light como na tradicional, é uma boa opção para enriquecer suas preparações, deixando-as mais saudáveis. Variações - Substitua as ervas da receita por ervas secas utilizando 2 colheres (chá) de cada uma. - Substitua o tomilho e o orégano por cheiro-verde ou metade da quantidade de sálvia. - Substitua o peito de peru por frango defumado, brócolis ou ervilhas congeladas. 

Valor Nutricional: Informação Nutricional 1 porção

Valor calórico (kcal) 412,70

Carboidratos (g) 35,10

Proteínas (g) 16,30

Lipídios (g) 23,80

Fibras (g) 3,20




Autor: Tirolez Queijos

Referências bibliográficas: 

1. BEZERRA, J.R.M.V. (coordenação). Tecnologia da fabricação de derivados do leite / Departamento de Engenharia de Alimentos. Guarapuava : Unicentro, 2008.
2. NEPA-UNICAMP. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Versão II, 2.ed. Campinas, SP: NEPA-UNICAMP, 2006.
3. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Departamento de Informática em Saúde. Tabela de Composição Química dos alimentos. Extraída de: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14, 2001. Disponível em: http://www.unifesp.br/dis/servicos/nutri/nutri.php?nome=queijo. Acesso em 04 de fevereiro de 2013.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp