02/10/2013 às 15h23min - Atualizada em 02/10/2013 às 15h23min

Qualidade de vida e saúde: um debate necessário - Parte I

Tornou-se lugar-comum, no âmbito do setor saúde, repetir, com algumas variantes, a seguinte frase: saúde não é doença, saúde é qualidade de vida. Por mais correta que esteja, tal afirmativa costuma ser vazia de significado e, freqüentemente, revela a  dificuldade que temos, como profissionais da área, de encontrar algum sentido teórico e epistemológico fora do marco referencial do sistema médico que, sem dúvida, domina a  reflexão e a prática do campo da saúde pública. Dizer, portanto, que o conceito de saúde  tem relações ou deve estar mais próximo da noção de qualidade de vida, que saúde não é mera ausência de doença, já é um bom começo, porque manifesta o mal-estar com o reducionismo biomédico. Porém, pouco acrescenta à reflexão. 

Para realizar este trabalho, pesquisamos detalhadamente os anais dos congressos gerais e temáticos da Abrasco, assim como os registros de diversos seminários realizados pela instituição. Trata-se de material de grande relevância, já que saúde coletiva tem, nesses eventos científicos, sua expressão privilegiada. O termo qualidade de vida aparece sempre com sentido bastante genérico. Ora é empregado como título de seminários, chegando a designar o 2º  Congresso de Epidemiologia, Qualidade de vida: compromisso histórico da epidemiologia (Lima e Costa & Sousa, 1994), ora está associado a algumas classificações nos agrupamentos dos trabalhos dos vários congressos. Porém, em nenhum momento, existe uma definição dessa relação, seja no nível mais elementar de noção, e muito menos, como conceito. Isso quer dizer que se a idéia geral de qualidade de vida está presente, precisa ser mais bem explicitada e clarificada. Na abertura do 2º Congresso de Epidemiologia, Rufino Netto (1994) assim se refere: Vou considerar como qualidade de vida boa ou excelente aquela que ofereça um mínimo de condições para que os indivíduos nela inseridos possam desenvolver o máximo de suas potencialidades, sejam estas: viver, sentir ou amar, trabalhar, produzindo bens e serviços, fazendo ciência ou artes. Falta o esforço de fazer da noção um conceito e torná-lo operativo.

A área médica, por sua vez, já incorporou o tema qualidade de vida na sua prática profissional. Quando se apropria do termo, porém, o utiliza dentro do referencial da clínica, para designar o movimento em que, a partir de situações de lesões físicas ou biológicas, se oferecem indicações técnicas de melhorias nas condições de vida dos enfermos. A expressão usada é qualidade de vida em saúde. No entanto, a noção de saúde é totalmente funcional e corresponde ao seu contrário: a doença em causa, evidenciando uma visão medicalizada do tema. Os indicadores criados para medir esta qualidade de vida são notadamente bioestatísticos, psicométricos e econômicos, fundamentados em uma lógica de custo-benefício. E as técnicas criadas para medi-la não levam em conta o contexto cultural, social, de história de vida e do percurso dos indivíduos cuja qualidade de vida pretendem medir (Hubert, 1997). 

Neste artigo, aceitamos o desafio de aprofundar a discussão sobre as relações entre saúde e qualidade de vida, por meio de um revisão sumária da literatura, buscando as bases conceituais e os fundamentos teórico-práticos de suas principais medidas. Trabalhamos a elaboração dos discursos e das técnicas de mensuração. Assim, esperamos poder contribuir para estabelecer um profícuo diálogo interdisciplinar, permitindo avançar no conhecimento e dar consistência a um tema que consideramos de grande importância tanto para a teoria como para a prática da saúde coletiva. 

Qualidade de vida: uma noção polissêmica

Quanto mais aprimorada a democracia, mais ampla é a noção de qualidade de vida, o grau de bem-estar da sociedade e de igual acesso a bens materiais e culturais (Olga Matos, 1999). Qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial. Pressupõe a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem-estar. O termo abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades que a ele se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, sendo portanto uma construção social com a marca da relatividade cultural. 

Auquier et al. (1997) a qualificam como um conceito equívoco como o de inteligência, ambos dotados de um senso comum variável de um indivíduo ao outro. (Martin & Stockler, 1998) sugerem que qualidade de vida seja definida em termos da distância entre expectativas individuais e a realidade (sendo que quanto menor a distância, melhor). 

A relatividade da noção, que em última instância remete ao plano individual, tem pelo menos três fóruns de referência. O primeiro é histórico. Ou seja, em determinado tempo de seu desenvolvimento econômico, social e tecnológico, uma sociedade específica tem um parâmetro de qualidade de vida diferente da mesma sociedade em outra etapa histórica. O segundo é cultural. Certamente, valores e necessidades são construídos e hierarquizados diferentemente pelos povos, revelando suas tradições. O terceiro aspecto se refere às estratificações ou classes sociais. Os estudiosos que analisam as sociedades em que as desigualdades e heterogeneidades são muito fortes mostram que os padrões e as concepções de bem-estar são também estratificados: a idéia de qualidade de vida está relacionada ao bem-estar das camadas superiores e à passagem de um limiar a outro. 

O relativismo cultural, no entanto, não nos impede de perceber que um modelo hegemônico está a um passo de adquirir significado planetário. É o preconizado pelo mundo ocidental, urbanizado, rico, polarizado por um certo número de valores, que poderiam ser assim resumidos: conforto, prazer, boa mesa, moda, utilidades domésticas, viagens, carro, televisão, telefone, computador, uso de tecnologias que diminuem o trabalho manual, consumo de arte e cultura, entre outras comodidades e riquezas. 

A partir do crescimento do movimento ambientalista na década de 1970, o questionamento dos modelos de bem-estar predatórios, agregaram, à noção de conforto, bem-estar e qualidade de vida, a perspectiva da ecologia humana - que trata do ambiente biogeoquímico, no qual vivem o indivíduo e a população; e o conjunto das relações que os seres humanos estabelecem entre si e com a própria natureza. Esse conceito não aplica a dimensão evolucionista de uma escalada cada vez maior de conforto, consumo e bemestar. Pelo contrário, ele se apóia na idéia de excelência das condições de vida (Witier, 1997) e de desenvolvimento sustentável. Questiona as condições reais e universais de manutenção de um padrão de qualidade de vida fundado no consumismo e na exploração da natureza que, pelo seu elevado grau predatório, desdenha a situação das gerações futuras, desconhece a cumplicidade de toda a biosfera e não é replicável. 

No campo da saúde, o discurso da relação entre saúde e qualidade de vida, embora bastante inespecífico e generalizante, existe desde o nascimento da medicina social, nos 

séculos XVIII e XIX, quando investigações sistemáticas começaram a referendar esta tese e dar subsídios para políticas públicas e movimentos sociais. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Engels, ou Mortalidade diferencial na França, de Villermé, ambas citadas por Rosen (1980), são exemplos de tal preocupação. Na verdade, a idéia dessa relação atravessa toda a história da medicina social ocidental e também latinoamericana, como mostram os trabalhos de Mckeown (1982), Breilh et al. (1990), Nuñez (1994) e Paim (1994). De fato, na maioria dos estudos, o termo de referência não é qualidade de vida, mas condições de vida. Como mencionado em Witier (1997), estilo de vida e situação de vida são termos que compõem parte do campo semântico em que o tema é debatido. 

A visão da intrínseca relação entre condições e qualidade de vida e saúde aproxima os clássicos da medicina social da discussão que, nos últimos anos, vem se revigorando na área, e tem no conceito de promoção da saúde sua estratégia central. Redimensionado pelo pensamento sanitarista canadense a partir do conhecido relatório Lalonde (1974), tal conceito foi definido, tomando como base na concepção atual do que se consideram os determinantes da saúde: l) o estilo de vida; 2) os avanços da biologia humana; 3) o ambiente físico e social e 4) serviços de saúde. Conferências mundiais e regionais (MS, 1997) têm debatido e ampliado o sentido do conceito de promoção que, a nosso ver, constitui a estratégia chave da discussão da qualidade de vida pelo setor (Buss et al., 1998). O tema da promoção é objeto específico de um artigo deste número da revista. 

Por fim, é importante observar também que, em todas as sondagens feitas sobre qualidade de vida, valores não materiais, como amor, liberdade, solidariedade e inserção social, realização pessoal e felicidade, compõem sua concepção. Como lembra Witier (1997), para o ser humano, o apetite da vida está estreitamente ligado ao menu que lhe é oferecido. Seria, portanto, qualidade de vida uma mera representação social? Sim e não. Sim, pelos elementos de subjetividade e de incorporação cultural que contém. Não, porque existem alguns parâmetros materiais na construção desta noção que a tornam também passível de apreciação universal, como veremos a seguir. 

O patamar material mínimo e universal para se falar em qualidade de vida diz respeito à satisfação das necessidades mais elementares da vida humana: alimentação, acesso a água potável, habitação, trabalho, educação, saúde e lazer; elementos materiais que têm como referência noções relativas de conforto, bem-estar e realização individual e coletiva. No mundo ocidental atual, por exemplo, é possível dizer também que desemprego, exclusão social e violência são, de forma objetiva, reconhecidos como a negação da qualidade de vida. Trata-se, portanto, de componentes passíveis de mensuração e comparação, mesmo levando-se em conta a necessidade permanente de relativizá-los culturalmente no tempo e no espaço. 

Em resumo, a noção de qualidade de vida transita em um campo semântico polissêmico: de um lado, está relacionada a modo, condições e estilos de vida (Castellanos, 1997). De outro, inclui as idéias de desenvolvimento sustentável e ecologia humana. E, por fim, relaciona-se ao campo da democracia, do desenvolvimento e dos direitos humanos e sociais. No que concerne à saúde, as noções se unem em uma resultante social da construção coletiva dos padrões de conforto e tolerância que determinada sociedade estabelece, como parâmetros, para si.  




Autor: Maria Cecília Minayo

Referências bibliográficas: 

Auquier P, Simeoni MC & Mendizabal H 1997. Approches théoriques et méthodologiques de la qualité de vie liée à la santé. Revue Prevenir 33:77-86. 
Auray J-P & Duru G 1995. Qualité de Vie, pp. 83-128. In Moto (org.). Santé et Mutidisciplinarité. Choix et Décisions, Hermès, Paris. 
Banco Mundial 1993. Relatório sobre o desenvolvimento mundial, 1993. Investindo em Saúde. Indicadores de desenvolvimento Mundial. Brasília, 347 pp. 
Barata RB et al. 1997. Condições de vida e situação de saúde. Saúde Movimento, 4. 
Abrasco, Rio de Janeiro. Bausell RB 1998 Quality-of-life assessment in outcomes research. Evaluation & The Health Professions 21(2):139-140. 
Bley D & Nernazza-Licht N 1997. La multiplicité usage du thèrme de qualité de vie. Revue Prevenir 33:7-13. 
Bowling A 1994. La Medida de la Ssalud: Revisión de las Escalas de Medida de la Calidad de Vida. Masson, Barcelona. 
Briggs A 1995. Handling uncertainty in the results of economic evaluation. Office of Health Economics (OHE) Briefing 32:1-12. 
Breilh J, Granda E, Campaña A, Yépez J, Páez R, & Costales P 1990. Deterioro de la Vida: Un Instrumento para Análisis de Prioridades Regionales en lo Social y la Salud. Corporación Editora Nacional, Quito. 
Brunet-Jailly J 1997. L'évaluation économique des programmes de santé: est-elle éthique? Ruptures 4(1): 8-22. 
Buss PM et al. 1998. Promoção da Saúde e Saúde pública. ENSP/Fiocruz, Rio de Janeiro. 178pp. (Mimeo). 
Cardoso AL 1998. Indicadores sociais e políticas públicas: algumas notas críticas. 
Carrère MO, Duru G, Fervers B & Spath HM 1997. Décision collective, évaluation économique et qualité de vie dans le secteur de la santé: entre pratique et théorie. Revue 
Prevenir 33:121-132. 
Castellanos PL 1997. Epidemiologia, saúde pública, situação de saúde e condições de vida: considerações conceituais, pp. 31-76. In RB Barata (org.). Condições de Vida e Situação de Saúde. Saúde Movimento, 4. Abrasco, Rio de Janeiro. Castiel LD 1995. Équité et Santé. Éditions ENSP, Rio de Janeiro. 
Cevasco ME 1999. Máquina de moer oposições. Veredas 37:37-39. 
Dasbach E & Teutsch SM 1996. Cost-utility analysis, pp. 4-12. In AC Hadix, SM Teutsch, PA 
Shafer & DO Dunet (orgs.). Prevention Effectiveness: a Guide to Decision Analysis and Economic Evaluation. Oxford University Press, Oxford. 
Dechmp-Le Roux C 1997. Impact des technologies médicales sur la qualité de vie. Revue Prevenir 33:105-111. 
Dines A 1999. Balzac e o desenvolvimento. Jornal do Brasil. Primeiro Caderno, 22 de maio, p.11. Durand D, Bley D & Vernazza-Licht N 1997. Editorial. Revue Prevenir 33:3-6. 
Engels F 1975. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. Ed. Afrontamento, Porto Gianchello AL 1996. Health outcomes research in Hispaniccs/Latinos. Journal of Medical Systems 21(5): 235-254. 
Gold MR et al.1996. Identifying and valuing outcomes, pp. 82-123. In AC Haddix, SM Teutsch, PA Shafer & DO Dunet (orgs.). Prevention Effectiveness: a Guide to Decision 
Analysis and Economic Evaluation. Oxford University Press, Oxford. 
Gold MR, Teutsch SM, McCoy KL & Haddix AC 1997. Assessing outcomes in population health: moving in the field forward. American Journal of Preventive Medicine 13(1):3-5. 
Green M 1995. Measuring quality of life, pp.108-124. In M.Green (org.). The economics of health care. Office of Health Economics (OHE). Cambridgeshire, Inglaterra. 
Hartz ZMA & Pouvoirville G 1998. Avaliação dos programas de saúde: a eficiência em questão. Ciência & Saúde Coletiva - Revista da Abrasco 3(1):68-82. 
Hinmam AR 1997. Quantitative policy analysis and public health policy: a macro and micro view. American Journal of Preventive Medicine 13(1):6-11. 
Hubert A 1997. De la difficulté de définir une definition. Revue Prevenir 33:15-18. 
Hyder AA, Rotlant G & Morrow RM 1998. Measuring the burden of disease: healthy lifeyears. American Journal of Public Health 88(2):196-206. 
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 
Fundação João Pinheiro, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Índice de 
Desenvolvimento Humano 1998. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Qualidade de Vida. IPEA, Brasília, 49 pp. 
Lalonde M 1978. A New Perspective on the Health of Canadians: a Work Paper, 1974. Otawa. 76 pp. 
Lebrun TH & Sailly JC 1996. Qualité de vie et économie de la santé. Journal d'Économie Medicale no. hors série, outubro, 36 pp. 
Léplege A & Marciniack A 1997. Qualité de vie de ou santé subjective: problème conceptuels. Revue Prevenir 33:69-75. 
Lima e Costa MF & Sousa RP 1994. Qualidade de Vida: Compromisso Histórico da Epidemiologia. Coopmed/ Abrasco, Belo Horizonte. Martin AJ & Stockler M 1998. Quality of life assessment in health care research and practice. Evaluation & Health Professions 21(2):141-156. 
Matos O 1998. As formas modernas do atraso. Folha de S. Paulo, Primeiro Caderno, 27 de setembro, p. 3. 
Maynard A & Bloom K 1998. Our certaining fate: rationing in health care. Office of Health Economics (OHE), Londres. 
Mckeown T 1982. El Papel de la Medicina: Sueño, Espejismo o Némesis? Siglo Veintiuno Ed., México. 
Moatti JP 1996. Priorités de santé publique: les dangers d'une derive utilitariste. Actualité et Dossier en Santé Publique 17:38-40. 
Morris J, Perez D & Mcnoe B 1998. The use of quality of life data in clinical practice. Quality of Life Research 7:85-91. 
Ministério da Saúde 1996. Promoção da Saúde: Cartas de Otawa, Adelaide, Sundsvalle e Santa Fé de Bogotá. MS/IEC, Brasília, 48 pp. 
Nuñez N 1994. Perfiles de mortalidad según condiciones de vida en Venezuela, pp.199-217. 
In MFL Lima e Costa & RP de Sousa (orgs.). Qualidade de Vida: Compromisso Histórico da Epidemiologia. Coopmed/ Abrasco, Belo Horizonte. 
Oleske DM 1995. Measurement issues in the use of epidemiologic data, pp. 21-32. In Epidemiology and the Delivery of Health Care Services. Pleem um Press, Nova YorkLondres. 
Paim JS 1997. Abordagens teórico-conceituais em estudos de condições de vida e saúde: notas para reflexão, pp. 7-32. In RB Barata (org.) Condições de Vida e Situação de Saúde. Saúde Movimento, 4, Abrasco, Rio de Janeiro. 
Patrick DL & Erickson P 1993. Health Policy, Quality of Life: Health Care Evaluation and Resource Allocation. Oxford University Press, Nova York. 
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 1998. Informe sobre o desenvolvimento humano. PNUD, Brasília, 280 pp. 
Rameix S 1997. Justifications et difficultés éthiques du concept de qualité de vie. Revue Prevenir 33:89-103. 
Rosen G 1980. Da Polícia Médica à Medicina Social. Editora Graal, Rio de Janeiro. 
Rufino Netto A 1994. Qualidade de vida: compromisso histórico da epidemiologia, pp.11-18. 
In MFL Lima e Costa & RP Sousa (orgs.). Qualidade de Vida: Compromisso Histórico da Epidemiologia. Coopmed/ Abrasco, Belo Horizonte. 
Schalock RL 1995. Outcome-Based Research. Pleem um Press, Londres. 
Schlenk EA et al. 1998. Health related quality of life in chronic disorders: comparison across studies using the MS SF-36. Quality of Life Research 7:57-65. 
Sieguel PZ, Moriarty DG & Zack MM 1996. A new tool for measuring and monitoring quality 
of life in the United States. Journal d'Économie Médicale. No. hors série (octobre), 63 pp. Sigerist H 1946. The social sciences in the medical school, pp. 35-72. In Sigerist, H. (org.). The University at the Crossroad. Henry Schumann Publisher, Nova York. 
WHOQOL Group 1995. The World Health Organization Quality of Life Assessment 
(WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science and Medicine 41(10):1.403-1.409. 
Witier PL 1997. La qualité de vie. Revue Prevenir 33:61-62 . 
Fonte: Ciência & Saúde Coletiva, 5(1) :7-18, 2000


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp