01/12/2011 às 08h53min - Atualizada em 01/12/2011 às 08h53min

Leite: Opções vão além do tradicional Leite de Vaca

O consumo diário de leite é bom para a saúde, independentemente da idade, apontam diversos estudos. Mas você sabe quais são as opções ao tradicional leite de vaca e os benefícios que a bebida pode trazer? A seguir, Emília Ishimoto, nutricionista e pesquisadora da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), comenta algumas dessas opções saudáveis: o "leite de soja" (ideal para quem tem intolerância à lactose) e o leite de cabra, uma opção presente em alguns supermercados e que é ideal para aqueles que não gostam do leite de vaca.

 

Qual dos três leites citados - de vaca, de soja e de cabra - é nutricionalmente melhor para o organismo de um adulto?

 

O leite de vaca possui uma composição nutricional semelhante ao de cabra - o que difere é a qualidade do nutriente e o nível de gordura, que é maior no leite de cabra. As partículas de gorduras do leite de cabra possuem uma estrutura química diferente, de menor tamanho em relação ao de vaca. Por esta razão, é indicado para quem tem problemas digestivos, como má absorção.

 

O "leite de soja" (na verdade o termo correto é extrato de soja, pois leite é somente o produto de mamíferos) é indicado para quem tem intolerância ou alergia ao leite de vaca. Todos os três são boas fontes de nutrientes essenciais, como proteínas e vitaminas. Quanto ao teor de cálcio, o de soja é bem inferior (ver abaixo).

 

E para as crianças, existem diferenças na ingestão de um desses tipos de leite?

 

Inicialmente não, embora algumas pesquisas tenham indicado que o leite de cabra é melhor para crianças desmamadas, por prevenir anemias e desmineralização óssea.

 

Para quem está em dieta, qual o melhor para ser consumido?

 

O ideal é manter o leite de vaca, nas versões desnatada ou semidesnatada (com menos gorduras totais).

 

E no caso de pessoas com problemas de saúde, qual é o melhor leite a ser ingerido?

 

Depende da doença. Por exemplo, se tiver colesterol alto: leite de vaca desnatado. Se tiver algum tipo de intolerância à lactose: extrato de soja. Mas esse último tem menor teor de cálcio. E se a pessoa tiver algum tipo de anemia, talvez o leite de cabra seja melhor. O ideal é consultar um especialista em nutrição que vai indicar o melhor.

 

Em média, independentemente do leite, quantos copos da bebida um indivíduo deve consumir?

 

No caso dos adultos, aproximadamente três copos (de 200 ml) por dia, ou substituir por um derivado, como queijo, iogurte, requeijão (a quantidade vai depender do produto e apenas uma nutricionista vai poder indicar como deve ser feita essa substituição, se necessária). Para crianças maiores de 1 ano (ou seja, que não estão mais ingerindo o leite da mãe), de 3 a 4 copos por dia.

 

Qual a composição nutricional do leite de soja, de vaca e de cabra?

 

-Extrato de soja: (em 100 ml)

 

-Calorias: 30,4 kcal

 

-Proteínas: 2,4 g

 

-Lipídios: 2,8 g

 

-Carboidratos: 2 g

 

-Vit. B1: 148 ug

 

-Vit. B2: 64 ug

 

-Ácido fólico: 1,38 ug

 

-Cálcio: 36 mg

 

-Ferro: 0,6 mg

 

-Potássio: 130 mg

 

Leite de vaca e Leite de cabra (em 100 ml)

 

-Energia 63 calorias 65 calorias

 

-Proteínas 3,2 g 3,4 g

 

-Carboidratos 4,8 g 4,4 g

 

-Gordura 3,5 g 3,8 g

 

-Colesterol 14 mg 11 mg

 

-Fósforo 93 mg 111 mg

 

-Potássio 152 mg 204 mg

 

-Magnésio 13 mg 14 mg

 

-Cálcio 119 mg 134 mg

 

-Ácido fólico 5 mcg 1 mcg




Autor: Emília Ishimoto

Referências bibliográficas: 

Universidade de São Caetano do Sul (USCS).
www.brasilleite.com


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