01/03/2008 às 14h09min - Atualizada em 01/03/2008 às 14h09min

BNB visita projetos da Embrapa no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia

Fonte: Embrapa

Uma equipe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, começou uma série de visitas a projetos conduzidos na região pela Embrapa Caprinos (Sobral - CE), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O objetivo é construir um projeto de transferência de tecnologias para o desenvolvimento da ovinocaprinocultura no Nordeste em parceria com a Embrapa.

A equipe é formada pelo coordenador do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI), José Maria Marques de Carvalho; pelo consultor interno do Etene, Luciano Ximenes e pelos consultores externos do BNB Luciano Rabelo e Acúrcio Alencar Araújo. 



A programação começou na Embrapa Caprinos com a apresentação das principais tecnologias disponibilizadas pelo centro de pesquisa no Nordeste e deve prosseguir pelas próximas três semanas, com visitas às localidades onde os estudos são realizados nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

José Maria Marques de Carvalho diz que o objetivo é observar as experiências em uso que ainda não estão sendo replicadas no processo produtivo, que possam ser potencializadas através de financiamento. "E assim melhorar a renda e a qualidade de vida dos ovinocaprinocultores", completou. Ele salientou que a caprionovinocultura é uma das atividades vistas como atrativas para a região, principalmente pela adaptabilidade às condições de clima e vegetação.

O foco principal da ação é o pequeno agricultor, com prioridade para os pronafianos. Mas, segundo José Maria Marques, isso não significa que outros produtores não sejam incluídos. Ele diz que o projeto terá outros parceiros estratégicos, entre os quais a Embrapa Semi-árido. Em outro momento, o BNB visitará projetos na área de mandioca, conduzidos pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA).

A chefe geral da Embrapa Caprinos, Maria Pinheiro, considerou o projeto em parceria com o BNB para a transferência de tecnologias muito importante. "O BNB já investiu muito, desde a fundação da Embrapa", salientou. "A expectativa é conhecer essas experiências, ver o que foi gerado e o que está dando certo", completou.

O ETENE é um órgão do Banco do Nordeste responsável pela realização de estudos sócio-econômicos na Região e que administra o Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI). Desde 1971, com a criação do FUNDECI, o Banco vem apoiando a realização de pesquisas tecnológicas e a difusão de seus resultados. O FUNDECI até o momento já apoiou 1.411 projetos, comprometendo cerca de R$ 194,5 milhões em toda a
Região.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp