07/08/2008 às 12h43min - Atualizada em 07/08/2008 às 12h43min

Um tipo de leite para cada gosto e necessidade

Beba Leite

Todo mundo sabe da importância do leite e não abre mão deste rico alimento, fonte de proteínas de elevado valor biológico e a melhor fonte natural de cálcio, que é um mineral essencial para a formação dos ossos. Não é por acaso que ele é fundamental desde o nascimento e não pode falta um só dia. Começando com o leite materno que deve ser oferecido de forma exclusiva até o sexto mês, depois disso a criança pode recebê-lo até completar dois anos.

Para atender a todas as preferências e necessidades nutricionais e fisiológicas há várias opções de leite no mercado. Confira abaixo algumas delas e não deixe de incluí-lo no seu cardápio:

1. Para quem está bem acima do peso recomenda usar o leite semidesnatado ou o desnatado . Ele tem um pouco menos de gordura do que o integral e ajuda a economizar nas calorias.
2. No caso dos diabéticos (adultos) o melhor é o leite desnatado , mas é preciso tomar cuidado para controlar a quantidade para não ultrapassar na dose diária de açúcar (considerando o próprio açúcar do leite: a lactose). O ideal é se consultar com um especialista para que ele adeque as quantidades de calorias da dieta de acordo com o perfil de cada um.
3. Se o indivíduo tem problemas cardíacos ou tem risco de desenvolver doenças cardiovasculares deve optar pelo leite desnatado ou pelo leite adicionado de omêga 3 . Isso ajuda a controlar a ingestão de gordura necessária para o benefício do sistema cardiovascular e diminuição das chances de eventos coronarianos.
4. Para as gestante o aconselhável é optar pelo leite vitaminado, o que ajuda atender as necessidades nutricionais da mulher o do bebê.
5. As crianças ganham mais saúde bebendo todos os dias leite enriquecido com ferro , nutriente importante para levar oxigênio para todas as células. Na deficiência deste mineral a criança fica mais apática, com menos vontade de brincar e com mais sono.
6. As mulheres ganham mais se optarem pelo leite adicionado de cálcio, facilitando atender as necessidades deste mineral e ajudar a afastar o risco da osteoporose, doença que deixa os ossos fracos e porosos.
7. Há, também, o leite com fibras . Substância que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e a controlar a gordura do sangue. 



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