07/08/2008 às 00h00min - Atualizada em 07/08/2008 às 00h00min

Ômega 3: o amigo do coração

Beba Leite - www.bebaleite.com.br

A ciência já confirmou: os nascidos a partir do século XXI viverão mais de 100 anos, pois boa parte das doenças responsáveis por milhões de morte terão cura. Para usufruir de tantos anos de vida é preciso ajudar, com uma alimentação e um estilo de vida mais saudáveis.

Incluir o ômega 3 na alimentação é um bom começo, não é de hoje que esta substância vem sendo estudada. Tudo começou há mais de 50 anos quando os pesquisadores perceberam que os esquimós, vorazes comedores de peixe e sem alimentos de origem vegetal, não apresentavam doenças do coração.

Depois de muitos estudos veio a confirmação: a saúde do coração dos esquimós deve-se ao ômega 3. Trata-se de um tipo de gordura, que não é produzida pelo organismo e encontrada em peixes marinhos, como o salmão, arenque, bacalhau e sardinha.

Conheças os benefícios do ômega 3:

1. Ajuda a controlar as taxas do colesterol.
2. Evita a oxidação de gordura no sangue.
3. Mantém as artérias limpas
4. Protege em até 50% os riscos de uma nova obstrução nas artérias.
5. Diminui o aparecimento de dois fatores de risco responsáveis pelo surgimento de incidentes do coração e derrames. Trata-se da hipertensão e do excesso de LDL (mau colesterol).
6. Melhora a ação anti-inflamatória. 

Para garantir o aporte de ômega 3 é preciso incluir na alimentação diária, peixes marinhos. Só assim o nível deste nutriente pode ajudar seu coração.

Caso este não seja seu hábito, não se desespere a indústria alimentícia tratou de resolver o problema. Já é possível encontrar produtos enriquecidos com o ômega 3 , como leite longa vida e ovos.

A tecnologia empregada para o enriquecimento do leite é adição do óleo de peixe no produto e, no caso dos ovos, o óleo de peixe é adicionado à ração que alimenta as galinhas.

A antigo ditado que "tudo que é demais faz mal" é verdadeiro para o ômega 3. Este óleo tem alto poder de oxidação, ou seja, estimula a formação de radicais livres do organismo, substâncias que causam sérios danos. Para neutralizar o poder oxidativo do ômega 3 a vitamina E tem apresentado bons resultados. Elas são encontradas principalmente no azeite de oliva e no óleo de milho.

Para cuidar de seu coração coma peixe freqüentemente, opte pelo leite longa vida enriquecido com ômega 3 e use moderadas doses de azeite de oliva ou de óleo de milho para preparar suas refeições.




Autor:

Referências bibliográficas: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »