07/08/2008 às 10h05min - Atualizada em 07/08/2008 às 10h05min

Leite e os antioxidantes

Beba Leite - http://www.bebaleite.com.br

Antes de abordar sobre os antioxidantes é importante compreender os radicais livres, substâncias formadas a todo momento no nosso organismo, basta respirar ou fazer algum exercício e eles já estão lá.

Ainda bem que temos meios naturais de combatê-los, que são os antioxidantes. O problema começa quando formam-se radicais livres em excesso ou quando o combate pelos antioxidantes é ineficaz.

A exposição ao sol, estresse, fumo, álcool, poluição, infecções, excesso de atividade física, anticoncepcionais, depressão, dietas inadequadas são as principais causas do aumento dos radicais livres.

Os resultados são os danos das células e, com o tempo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, câncer, cataratas e Alzheimer.

Antioxidante. A arma contra os radicais livres

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres.Eles são produzidos pelo próprio organismo ou obtidos pela dieta.

Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais folhosos tem dose suficiente de antioxidantes, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres e diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, certos tipos de cânceres e a catarata.

As substâncias mais comuns com funções antioxidantes são:

- Vitamina C.
- Vitamina E
- Beta-caroteno: pigmento que dá cor amarelo e alaranjado aos alimentos, como cenoura, laranja, abóbora e mamão. 

O comitê de nutrição da AHA (American Heart Association) uma associação norte americana que estuda as doenças cardiovasculares é um dos defensores do uso habitual dos antioxidantes, principalmente, para aumentar a resistência às doenças cardiovasculares.

O poder da vitamina E

Não faltam evidências sobre a ação da vitamina E como um poderoso antioxidante e eficiente na prevenção da aterosclerose.

A ação mais eficiente da vitamina E é a redução na formação das LDL oxidadas. Trata-se de um tipo de carregador de colesterol de baixa densidade (LDL, também conhecida como "mau colesterol") que quando oxidada é o fator de risco mais importante nas doenças cardíacas.

Em 1993, The New England Journal of Medicine publicou dois estudos epidemiológicos mostrando a redução na taxa de mortalidade de doenças cardíacas entre as pessoas que fazem suplemento diário de vitamina E. O conselho é um só: analise sua dieta e veja se a quantidade de vitamina E é suficiente.

As melhores fontes de vitamina E são:

- Óleos vegetais
- Semente de girassol
- Nozes
- Leguminosas
- Carnes 

A dieta para não faltar antioxidantes

Em vista das descobertas científicas que recomendam em abastecer o organismo com antioxidante o melhor é consumir uma dieta balanceada com ênfase em frutas e vegetais (ricos em antioxidantes), grãos integrais, leite e carnes magras.

Principais fontes alimentares de alguns antioxidantes:

Betacaroteno: Cenoura, melão, damasco, pêra, abóbora, agrião e brócolis

Vitamina E: Leite, óleos vegetais, amendoim, noz, semente de girassol, germe de trigo, brócolis, espinafre, gema de ovo, cereais, leguminosas e carnes

Vitamina C: Acerola, laranja, kiwi, morango, batata, pimentão vermelho e verde, couve, brócolis e espinafre

Flavonóides: Chá, vinho tinto, laranja, maçã, cebola, alho, cenoura e brócolis

Beba leite com antioxidante

Elaboramos uma deliciosa e prática receita para você se abastecer com boas doses antioxidante e, assim, anular os efeitos dos radicais livres. Trata-se de uma batida de leite com frutas e legumes. Vale a pena experimentar! Seu corpo agradecerá.

Batida antioxidante

Rendimento: 3 copos de 280 g
Tempo de preparo: 5 minutos

Ingredientes

- ½ maçã média . 40 g
- ½ cenoura média . 45 g
- 2 xícaras (chá) de leite longa vida (enriquecido com vitaminas) em embalagem da Tetra Pak. 480 ml
- 2 colheres (sopa) de germe de trigo . 22 g
- 1 xícara (chá) de suco de laranja em embalagem Tetra Pak. 240 ml
- 3 colheres (sopa) de mel . 75 g 

Modo de Fazer

1. Lave a maçã muito bem, tire o miolo e as sementes. Pique-as e reserve.
2. Raspe a casca da cenoura, lave-a e pique.
3. Coloque no copo do liquidificador a maçã, a cenoura, o leite, o germe de trigo, o suco de laranja e o mel. Bata por 3 minutos ou até obter uma mistura homogêna.
4. Sirva gelado. 

Valor nutricional por copo

255 calorias; 44 g de carboidratos; 8 g de proteínas; 6,5 g de gorduras totais (3,6 g de saturada, 1,7 g de monoinsaturada e 0,7 g de poliinsaturada); 22 mg de colesterol; 2 g de fibra; 1 mg de ferro; 215 mg de cálcio; 46 mg de vitamina C e 1780 mcg R.E. de vitamina A.



Autor:

Referências bibliográficas: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp