16/06/2015 às 11h55min - Atualizada em 16/06/2015 às 11h55min

Programa PAS Leite implanta as boas práticas de produção

O programa oferece um diferencial competitivo aos produtores e garante segurança e satisfação ao consumidor. 

Quando se fala de alimentos, oferecer qualidade e segurança ao consumidor é fundamental para a valorização do produto. Na indústria de laticínios, o PAS Leite – Programa Alimentos Seguros – se propõe a incentivar e fortalecer a implantação de boas práticas de produção e manejo, adequando propriedades rurais produtoras de leite, indústrias e o produto final aos requisitos da legislação brasileira, sem esquecer as características do mercado.

O relatório do SIS do Sebrae, Programa PAS Leite – Diferencial competitivo para produtores, apresenta o programa e explica como incorporá-lo ao processo produtivo, visando à melhoria na qualidade do produto final e agregando um diferencial competitivo à produção.

Entre as boas práticas de produção e manejo do leite estão os cuidados com a higiene na ordenha e na alimentação dos animais. O intuito é garantir a produção de um leite sem resíduos e de acordo com as condições socioambientais, assegurando o cumprimento da Instrução Normativa 51/2002 do Mapa, que estabelece parâmetros de qualidade para a produção de leite.

Um leite seguro e de qualidade, originado a partir de boas práticas de produção, deve apresentar: baixa carga microbiana, composição rica em gordura e proteína, ausência de resíduos de antibióticos ou agrotóxicos, ausência de odores ou aromas e consonância com os padrões legais.

O programa PAS traz resultados no âmbito da propriedade rural, da coleta e transporte e também da indústria, pois o objetivo é reduzir a contaminação do leite tanto na propriedade rural quanto durante a coleta e o transporte, além de otimizar os processos com a implantação de boas práticas de fabricação.

Essas práticas e cuidados beneficiam o produtor, a indústria e o consumidor – aumentam o rendimento industrial e a durabilidade do leite. Além disso, a saúde dos animais é mais bem conservada e o produto é valorizado no mercado pelo consumidor. 

Confira as ações recomendadas pelo SIS do Sebrae
· Conheça a Instrução Normativa nº 62, que estabelece parâmetros de qualidade para a produção de leite;

· Acompanhe as agendas de eventos do setor no SIS e fique por dentro das novidades, tendências e novas tecnologias;

· Participe do Sebraetec e perceba que inovar no seu negócio pode ser fácil com o auxílio dos consultores e serviços do Sebrae;

· Saiba mais sobre o Programa Alimentos Seguros no Portal Brasil, do Governo Federal;

Para ler o relatório completo do SIS Sebrae sobre PAS Leite, clique aqui - https://sis.sebrae-sc.com.br/produtos/relatorios-de-inteligencia/programa-pas-leite/555e2da814d0c01d007ffc6a 

Fabiana Henrique 
Jornalista (01321 JP/SC) 
(48) 8815.8526
[email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp