29/04/2013 às 08h56min - Atualizada em 29/04/2013 às 08h56min

Índios Umutinas receberão curso de produção de derivados do leite

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barra do Bugres

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, de Barra do Bugres, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), disponibilizará aos índios da aldeia Umutina, curso de capacitação de produção de derivados do leite. 

O objetivo é a capacitação dos alunos, oferecendo alternativas de agregação de valor ao leite, por meio de seus derivados. “Os cuidados higiênicos e sanitários de produção, são fundamentais na qualidade do produto final, por isso é muito importante o conhecimento e a atualização nessa área”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rose Junqueira.
Serão abordados temas como as boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados do leite, a higiene do ordenhador, instalações e utensílios. 

O curso vai ensinar também, técnicas para preparo dos produtos de forma caseira, que tem o leite como matéria prima. No sistema de produção de leite, busca-se produzir alimentos saudáveis, de elevado valor nutricional e isentos de contaminantes. 

A produção de derivados do leite é uma excelente alternativa para o pequeno e médio produtor, que deseja atender um mercado diferenciado e crescente de consumidores que buscam produtos mais saudáveis e seguros.

Ao longo do curso, além de instruções sobre a fabricação de diversos produtos, como a manteiga, requeijão, queijo, doce de leite e outros, os alunos também receberão noções sobre os riscos de infecções através de bactérias e sobre o impacto ambiental gerado por esta atividade.

Autora: Lis Ramalho. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp