26/02/2013 às 00h00min - Atualizada em 26/02/2013 às 00h00min

Jovens recebem qualificação na área do leite

Emater/RS

O período de férias também foi de aprendizado para 28 jovens (homens e mulheres) dos municípios de Serafina Corrêa, União da Serra e Nova Bassano, que participaram do Curso de Qualidade do Leite, no Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Nova Petrópolis - Cetanp. 

O primeiro curso ocorreu no período de 29 a 31 de janeiro, e o segundo, de 19 a 21 de fevereiro, ambos com subsídio do Programa Leite Gaúcho, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Entre os assuntos abordados na capacitação estão: a importância, evolução e fatores que influenciam na qualidade do leite, a manutenção e regulagem das ordenhadeiras mecânicas, a prevenção da mamite e o controle de células somáticas. 

Conforme o coordenador do Cetanp, Arnaldo Basso, os jovens que participaram são filhos de agricultores, têm menos de 20 anos e pretendem dar continuidade à atividade leiteira nas propriedades e investir na própria qualificação, tendo demonstrado interesse em outros cursos oferecidos pelo Centro, como os de Mecanização Agrícola e Bovinocultura de Leite. 

“Quando os jovens veem que eles têm amparo, que eles têm o acompanhamento da Emater/RS-Ascar e o incentivo do governo por meio de Programas como o Leite Gaúcho, eles ficam no meio rural, apostam na atividade e percebem que o trabalho na agricultura é melhor do que o na indústria na cidade. Na propriedade, o jovem é o dono do seu negócio e, trabalhando com eficiência e conhecimento, consegue diminuir os custos e maximizar a renda”, afirma. 

Os próximos cursos de Qualidade do Leite, previstos no calendário do Cetanp, acontecerão de 09 a 11 de abril, e de 07 a 09 de maio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3298-8037.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp