10/10/2012 às 14h25min - Atualizada em 10/10/2012 às 14h25min

ABCZ assina protocolo de intenções para 1ª Prova Nacional de Produção de Leite

ABCZ

Será iniciada no próximo ano, durante a Megaleite 2013, a 1ª Prova Nacional de Produção de Leite, promovida pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio da ABCZ, Epamig e Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). O protocolo de intenções para realização da prova foi assinado nesta segunda-feira (15) pelo presidente da ABCGIL, Silvio Queiroz Pinheiro; a Diretora Geral da Fazu, Dionir Dias de Oliveira Andrade; o Coordenador de Bovinos da Epamig de Uberaba, Leonardo Oliveira Fernandes; o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, o Coordenador Operacional do Pnmgl, André Rabelo Fernandes e a Secretária Executiva da ABCGIL, Ana Cristina Navarro.

A prova avaliará a produção e composição do leite de novilhas gir leiteiro manejadas em sistema de produção economicamente sustentável. Além de apurar a produção de leite e sua composição, serão avaliadas características dos animais como desenvolvimento corporal, comportamento, eficiência reprodutiva, consumo e conversão alimentar, na busca de subsídios para construção de índice econômico de produção.

A prova será realizada em Uberaba/MG, com a participação da ABCGIL, Epamig, Fazu, ABCZ e com o apoio da Embrapa Gado de Leite e Uniube, através do Hospital Veterinário de Uberaba.

Os criadores interessados em participar da prova deverão inseminar suas novilhas, entre os dias 15 de novembro de 2012 e 15 de dezembro de 2012, para que as mesmas possam parir entre 30 de agosto de 2013 e 30 de setembro de 2013.

A entrada das novilhas no local da prova será realizada durante a Megaleite/2013. A Prova terá duração de 14 meses, sendo dois meses de pré-parto e mais 12 meses de realização.
Os resultados da prova serão divulgados durante a Expogenética 2014. 

As novilhas serão manejadas em sistema de produção natural, normalmente utilizado pelos produtores de leite economicamente sustentável. As inscrições serão abertas a partir do dia 22 de outubro e poderão ser realizadas através do site www.girleiteiro.org.br


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp