O consumo mundial de leite e de seus derivados líquidos, como o iogurte e leite condensado, deve crescer 30% entre 2010 e 2020. De acordo com uma pesquisa da Tetra Pak, a causa deste aumento significativo no consumo se deve à urbanização, ao desenvolvimento econômico dos países emergentes, principalmente o aumento da classe média na Ásia.
A pesquisa também revela que o consumo de leite embalado irá superar o de leite vendido a granel. Apesar de já ser uma realidade para muitos países, o leite embalado ainda perde para o leite a granel na Índia, Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh.
A preocupação com a segurança alimentar também vem se intensificando em todo o mundo. Segundo a pesquisa, a Índia e o Brasil são os países que mais se preocupam com a segurança alimentar. Os dois países também são mais conscientes em relação a marcas. Cerca de 70% dos brasileiros disseram que preferem comprar produtos lácteos de marcas prestigiadas.
Apesar de haver uma previsão de queda no consumo de leite na Europa, o continente continuará sendo o maior consumidor de leite e derivados do mundo, mas de acordo com a pesquisa, há espaço para produtos do leite com agregação de valor. Exemplo disso é a França, que a cada ano consome cada vez mais leite orgânico.
Autor: Martha Mendes