12/12/2011 às 16h07min - Atualizada em 12/12/2011 às 16h07min

Alagoas lança programa para rastrear ovinos

Agência Sebrae de Notícias

Alagoas será o primeiro estado do Brasil a implantar o Programa de Rastreabilidade de Ovinos, que permitirá que produtores e consumidores tenham acesso a dados de animais criados no estado. Na próxima quinta-feira (15), será realizada no município de Piranhas a identificação dos primeiros ovinos que farão parte do programa.

Durante a ação, carneiros receberão brincos com códigos de barra para identificação precisa. Por meio desses códigos, será possível obter referências sobre local de nascimento, de criação, data de vacinação e de abate. Os dados, contidos nos lotes adquiridos pelos empresários e repassados para os produtos, poderão ser visualizados por qualquer pessoa com acesso à internet.

Em Alagoas, 200 participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura já aderiram ao programa, cadastrando cerca de 9 mil animais. De acordo com Henrique Soares, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas, em breve, o consumidor conhecerá toda a cadeia produtiva do alimento. “A previsão é de que em dois anos esse processo seja totalmente informatizado e que em vez de brincos se coloquem chips nos animais. Esperamos identificar 18 mil ovinos em todo o estado”, conta Henrique.

O programa é uma parceria entre governo de Alagoas, por meio da Agência de Fomento Desenvolve, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae em Alagoas e Cooperativa de Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (Coofadel).


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp