20/11/2011 às 15h43min - Atualizada em 20/11/2011 às 15h43min

Brasil encaminha contraproposta à Argentina para limitar venda de leite em pó

O setor privado do Brasil encaminhou para os exportadores argentinos uma contraproposta para estabelecer a limitação voluntária de vendas de leite em pó para o mercado brasileiro. A proposta é de cota mensal de 3,6 mil toneladas, que supera o limite anterior, de 3,3 mil toneladas, mas é inferior ao pedido dos argentinos, de 4,4 mil toneladas mensais.

Segundo uma fonte do setor, o acordo deve ser firmado ainda nesta semana, assim que os argentinos confirmarem a aceitação da proposta brasileira. As exportações da Argentina para o Brasil estão sem limites desde abril deste ano, quando venceu o acordo assinado no ano passado e não houve entendimento entre o setor privado dos dois países. Ao longo dos últimos sete meses foram realizadas quatro reuniões entre representantes dos governos e do setor privado para discutir o assunto.

A inexistência do acordo permitiu que os argentinos aumentassem em 60% suas vendas de leite em pó para o Brasil, que atingiram 37 mil toneladas. A receita cresceu 88% e somou US$ 90 milhões. A média mensal de exportação para o mercado brasileiro, que no ano passado foi de 2,5 mil toneladas, nos primeiros dez meses deste ano saltou para 4,1 mil toneladas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp