16/08/2011 às 12h41min - Atualizada em 16/08/2011 às 12h41min

RS: clima limita expansão na captação de leite

Correio do Povo

As geadas e chuvas que prejudicaram a produção de forragem no RS nas últimas semanas devem ter limitado o avanço da produção de leite em julho. Os números oficiais ainda estão sendo fechados, mas a expectativa de indústrias e da Emater é que a captação registre leve aumento ou estabilidade em relação a junho. 

Segundo o presidente da AGL, Ernesto Krug, a captação diária não deve subir mais que 2,3%. Ele lembra que, no primeiro semestre, o clima afetou a produção. Entre maio e junho, o Índice de Captação de Leite do Cepea apontou crescimento de 12,6% no fornecimento diário do RS. O avanço deve-se à escassez da oferta de pastagens cultivadas. 

Para a AGL, o incremento é questionável. Levantamento da associação mostra que a produção de junho, de 7,6 milhões de litros diários no RS, representa queda de 7,6% em relação aos 8,2 milhões de litros captados em janeiro, mês em que a produção atingiu o pico neste ano. 

O Sindilat ainda não possui os dados oficiais. Conforme o secretário executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a projeção era de captação de 8 milhões de litros/dia em junho contra 7 milhões de litros em maio.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp