05/08/2008 às 14h13min - Atualizada em 05/08/2008 às 14h13min

Sala de ordenha para cabras

Redação RuralNews

Realizar a ordenha das cabras em salas especiais, com esta finalidade, apresenta uma série de vantagens:

- melhores condições de higiene;
- maior conforto para as cabras e
- mais facilidade e melhores condições de trabalho para o ordenhador.

Quanto às suas desvantagens, temos:

- maiores custos de construção;
- ocupação de maiores áreas de terreno;
- necessidade de deslocar as cabras do curral para a sala de ordenha e depois, para outro curral ou estábulo;
- aumenta o tempo total para o manejo.

O tamanho ou capacidade da sala de ordenha pode variar de acordo com as necessidades ou circunstâncias, sendo classificadas em:

- pequenas, para até 10 cabras;
- médias, de 11 a 25 cabras;
- grandes para mais de 25 animais.

Existe uma série de tipos de salas de ordenha, mas vamos abordar apenas os principais, mais práticos, ou que apresentam as maiores vantagens:

Plataforma de ordenha:

Nada mais é do que um ripado fixado a certa altura do chão e destina-se a manter as cabras a uma altura que permita maior conforto e facilidade ao ordenhador para ordenhar as suas cabras. Em cada uma das suas extremidades, existe uma rampa para a subida e descida das cabras. Como acessórios dessa plataforma, temos os cochos para a ração e os instrumentos de contenção. Quando a ordenha é mecânica, são adaptados à essa plataforma, os aparelhos ou equipamentos da ordenhadeira mecânica.

Disposição das cabras na plataforma

Duas são as posições básicas:

- as cabras ficam paralelas umas às outras e a ordenha é feita por trás, tornando-se difícil a colocação da ordenhadeira, pela frente;
- as cabras ficam ao lado umas das outras, mas formando um ângulo de 45 ou 60º, em posição oblíqua à plataforma, permitindo não só a ordenha pelo lado, mas também facilita a colocação da ordenhadeira pela frente. Podemos ter uma ou mais plataformas no mesmo estábulo ou sala de ordenha.

Salas de ordenha em corredor:

Nada mais são do que um simples corredor de 2m de largura por 4,5 ou mais de comprimento, de acordo com o número de ordenhadores, em geral 2. Quando necessário, basta somente 1 ordenhador, desde que trabalhe só com a metade dos coletores de leite. A colheita do leite pode ser feita através de pipe-lines em linha baixa ou em linha alta, mas esses equipamentos são muito caros ou, então, em vasilhas especiais fervidas ou, de preferência, esterilizadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp