05/08/2008 às 14h12min - Atualizada em 05/08/2008 às 14h12min

Raça Toggenburg

http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/

Cresce, continuamente, a fama das caprinas leiteiras, originária do vale do Toggenburg mediante cruzamento da cabra fulva de Saint-Gall com a branca de Saane, principalmente nas regiões de clima temperado. Já estão em vários torneios públicos de leite, no Nordeste. O maior contigente encontra-se em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. Os mestiços de Toggenburg estão se confirmando como apropriados ao clima seco, principalmente, depois que perdem o pelo.

Como a Saanen, é raça mundialmente experimentada e apropriada. O seu peso médio é de 50Kg nas cabras e 70 nos bodes com estatura entre 70 e 80 cm nas fêmeas e 75 a 83 nos 
machos.

A cabeça é comprida, seca e mocha, nas fêmeas descorneadas artificialmente. A fronte e o focinho são largos, no bode. As orelhas são um grandes e eretas. A barba grande no macho é reduzida na fêmea. O pescoço é fino de tamanho médio na cabra e forte no bode. O seu corpo é longo, com costelas bem arqueadas e ventre profundo bem desenvolvido, dorso lombar direito e forte, garupa larga, não muito caída na cabra. O Bode tem um tórax mais profundo e amplo, com peito bem largo. Membros fortes, secos e bem proporcionados com cascos amarelos e fortes.

A Pelagem é de cor marrom, com grande variação de intensidade, desde marrom escuro até o pardo-cinza claro. Apesar de certos países admitirem a cor preta, não é aceito no registro de animais puros. A cor geral é marcada por manchas brancas nas regiões: das orelhas, no interior e nos bordos; o focinho; a face interna dos membros e as extremidades dos joelhos e garrões para baixo. Uma forma como a de um triângulo branco marca cada lado da cauda e duas tarjas brancas descendo do olho até o canto da boca, limitando uma área mais escura no chanfro. No bode adulto, a mancha é sempre ausente, ficando apenas uma pequena mancha sob os olhos. Os pêlos variam de curtos e lisos a um pouco longos pelo corpo, ou no meio das costas e nádegas. No bode sempre são mais longos, mas em ambos os sexos, são curtos e brilhantes. A pele deve é macia, elástica e solta. Os cascos são de cor amarelo claro.

Aptidões: Por ser uma raça bastante forte e rústica, a Toggenburg suporta variadas condições de clima. Embora prefira regiões montanhosas, vive e produz bem em regime de meio ou completo confinamento. Dá em média 600Kg de leite por período de lactação, com 3,5% de gordura. Sua aparência geral deve revelar vigor sendo uma das raças caprinas mais recomendáveis para o Centro e Sul do Brasil, onde sua adaptação é perfeita, sem perda de suas qualidades, podendo ser criada a campo ou confinada. É muito fértil, gerando gêmeos e algumas vezes triplos, até quadruplos. Os cabritos são fortes e crescem rapidamente. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp