05/08/2008 às 09h58min - Atualizada em 05/08/2008 às 09h58min

Os Búfalos no Brasil

Redação RuralNews

Os búfalos no Brasil têm uma história bem curta, se compararmos ao tempo de exploração bovina em nosso país, que data da chegada dos colonizadores portugueses, há 500 anos. As primeiras criações de búfalos surgiram com a chegada dos primeiros animais ao Brasil, há cerca de 1 século.

Com esse início ?atrasado? no Brasil e a forte cultura de consumo de carne bovina, o tamanho do rebanho nacional de bubalinos é muito inferior ao de bovinos que, atualmente, é o maior do mundo.

Com a crescente tendência de consumo de carnes menos gordurosas, com baixos teores de colesterol e com alto valor proteico, o consumo de carne de búfalo está crescendo substancialmente e tornando esta atividade pecuária cada vez mais atrativa para investidores do setor rural brasileiro.

A criação de búfalos no Brasil visa, além da produção de carne, a produção de leite, que é consumido in natura ou utilizado na produção da famosa muzzarela de búfala, que é um dos queijos mais apreciados e consumidos no País. Desta forma, a criação de búfalos ou bubalinocultura tornou-se uma alternativa viável e altamente rentável para pecuaristas de todo o Brasil. O rebanho nacional vêm crescendo de maneira constante e significativa e, o que é mais representativo, em todas as regiões do País, o que derrubou o estigma de que a criação deste animal só era possível na região Norte do Brasil na qual, de fato, encontramos um grande rebanho.

O que gostaríamos de deixar claro é que não se pretende substituir a estrutura nacional de criação e produção bovina por uma semelhante, só que baseada nos búfalos. A criação de búfalos é uma alternativa rentável, uma forma de diversificar as fontes de produção de carne e oferecer ao consumidor uma alternativa considerada mais saudável, em matéria de carne vermelha.

Para os criadores, além de ser uma forma de diversificar sua produção, ou mesmo que esta seja sua criação principal, os búfalos apresentam ótimas características zootécnicas, como a sua rusticidade, longevidade, adaptabilidade, prolificidade e precocidade.

No Brasil, a criação de búfalos é favorecida e pode ser viabilizada mais facilmente em áreas nas quais a criação de bovinos seria mais difícil, como regiões alagadas a exemplo do que acontece nas famosas criações da Ilha de Marajó, reduto inicial deste tipo de criação no nosso país. Além disso, é conhecida a grande capacidade dos búfalos engordarem com forragens grosseiras e converter pastagens nativas em ótimo ganho de peso. Isso é muito útil em um país com as características como as do Brasil, no qual encontramos gigantescas áreas de pastagens naturais, ideais para a criação de búfalos.

A carne de búfalo é utilizada tanto na venda do produto resfriado ou congelado como, também, na produção de hambúrgueres, salsichas, etc. É uma carne considerada magra, com baixos teores de colesterol e com aspecto e gosto semelhante ao da carne bovina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp