01/09/2017 às 10h02min - Atualizada em 01/09/2017 às 10h02min

Viva Lácteos e produtores voltam a debater qualidade do leite no Brasil

Cartilha sobre uso de medicamentos veterinários serve de apoio para os produtores


Goiânia/GO

O Brasil é o 4º maior produtor mundial de leite e por isso é essencial que o foco seja a qualidade dos produtos lácteos, de forma a aumentar a competitividade e presença nos mercados interno e externo. Depois do encontro com produtores realizado em junho, a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) segue no próximo dia 14 de setembro, em Goiânia, com sua agenda de eventos para debater a qualidade do leite produzido no País. Entre os temas a serem abordados estão os cuidados e as boas práticas no uso de antibióticos na atividade leiteira. "Garantir que os produtores tenham acesso a todas informações sobre as melhores práticas de produção é fundamental para ter leite da mais alta qualidade", salienta Marcelo Martins, diretor executivo da associação.

O segundo Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite - busca pela excelência levanta debates sobre qualidade e bem estar animal e contará com palestras de especialistas no tema, como a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp-Jaboticabal, Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva; o gestor de relacionamento da Clínica do Leite da USP,  Augusto Cesar Lima da Silva; e a Coordenadora Operacional da Genesis Inspeções, Larissa Cirillo de Rezende Barbosa.

Para complementar as informações do evento, o Comitê de Qualidade da Viva Lácteos desenvolveu a

cartilha Uso Responsável de Medicamentos Veterinários na Produção Leiteira, endereço digital: http://vivalacteos.org.br/wp-content/uploads/2017/04/vivacartilha.pdf

que será apresentada durante o encontro e também está disponível para download gratuito no site da Viva Lácteos. O guia traz os principais cuidados com o uso de medicamentos veterinários associado ao correto manejo dos animais, como marcação e registros de animais em tratamento, separação do rebanho e descarte do leite de acordo com o período de carência. A cartilha é uma importante ferramenta de orientação dos produtores na constante busca por aprimoramentos na segurança e qualidade em todas as etapas do processo de produção do leite.

As inscrições para o encontro deste dia 14 de setembro estão abertas e são feitas por meio de um cadastro online até o dia 12/09.

SERVIÇO

"Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite - busca pela excelência"
Quando: Quinta-feira, dia 14 de setembro de 2017
Onde: Tatersal do Parque de Exposição - Rua 250, s/nº - Setor Nova Vila - Parque Agropecuário de Goiânia
Horário: das 13h às 18h

PALESTRAS:

"Sustentabilidade e bem-estar animal na atividade leiteira" - Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva - Unesp
"Como a gestão ajuda na melhoria da qualidade do leite" - Augusto Cesar Lima da Silva - Clínica do Leite - Esalq
"Boas práticas agropecuárias no controle de resíduos de antibióticos" - Larissa Cirillo de Rezende Barbosa - Genesis Inspeções


Fonte: Viva Lácteos 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp