31/07/2017 às 09h08min - Atualizada em 31/07/2017 às 09h08min

MPE investiga despejo irregular de esgoto no Rio Cuiabá pela BR Foods

De acordo com o Ministério Público do Estado, os prejuízos ambientais causados foram de, aproximadamente, 900 mil alevinos, que acabaram morrendo por causa do esgoto derramado no rio. O prejuízo financeiro calculado foi de R$ 450 mil.

O Ministério Público do Estado instaurou inquérito civil para investigar a empresa BRF Brasil Foods (antiga Sadia), em Várzea Grande.
O Ministério Público do Estado instaurou inquérito civil para investigar a empresa BRF Brasil Foods (antiga Sadia), em Várzea Grande, por derramamento irregular de esgoto, no Rio Cuiabá, que causou a matança de milhares de peixes da espécie curimbatá, no período da piracema.

A investigação foi aberta na segunda-feira (24), pela promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa, após ela receber o laudo técnico do Centro de Apoio Operacional (CAOP) do MPE, que indica que a empresa não solucionou o problema – que aconteceu em 2013 – e nem respondeu aos questionamentos da Promotoria, dentro do prazo estabelecido.

“Pelo que se constatou pelas análises, a mortandade ocorreu por causa do derramamento de grande quantidade de matéria orgânica naquela parte do Rio Cuiabá, oriundo da limpeza e esgotamento de uma das lagoas de tratamento da Sadia, sem atitudes mitigadoras que poderiam ter evitado o ocorrido”, diz trecho do laudo.

De acordo com o documento, os prejuízos ambientais causados foram de, aproximadamente, 900 mil alevinos, que acabaram morrendo por causa do esgoto derramado no rio. O prejuízo financeiro calculado pela promotora foi de R$ 450 mil.

“Neste sentido, o dano ambiental oriundo da conduta da empresa foi de grande proporção, dando ensejo à mortandade de inúmeros indivíduos de peixe curimbatá, além de animais invertebrados como crustáceos e moluscos que invariavelmente foram afetados pelo derramamento de intensa carga orgânica no rio Cuiabá”, destaca a promotora.

“Por fim, determino sejam observadas as formalidades referentes à presente conversão, com as anotações e comunicações de praxe, como também seja o presente Inquérito Civil autuado junto à Promotoria de Justiça Especializada da Bacia Hidrográfica do Cuiabá”, conclui.

A Companhia de Alimentos BRF Foods atua em Mato Grosso desde a década de 1970 e representa marcas famosas como Sadia, Perdigão, entre outras.

http://www.reportermt.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp