20/07/2017 às 15h02min - Atualizada em 20/07/2017 às 15h02min

EXPOLAC terá degustações comentadas

Palestras vão ensinar harmonização entre queijos, cervejas, cachaças e vinhos

A 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) já definiu a programação de degustações comentadas durante o Minas Láctea 2017, de 18 a 20 de julho, no Expominas Juiz de Fora. Nesta edição, além da harmonização tradicional de queijos e vinhos, o evento vai mostrar que cervejas artesanais e cachaça de qualidade também combinam com produtos lácteos.

 

Tecnologia EPAMIG na elaboração de vinhos

 

Na Expolac, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho de pesquisa da EPAMIG em vitivinicultura, que aperfeiçoou a qualidade dos vinhos finos produzidos no Brasil em propriedades no Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado veio com o prêmio Decanter World Wine Awards 2017, em Londres, que premiou cinco vinhos elaborados com a tecnologia da dupla poda da desenvolvida no Núcleo Tecnológico Uva e Vinho da EPAMIG, em Caldas, no Sul de Minas.

No dia 18, às 17h e às 18h, a enóloga da EPAMIG, Isabela Peregrino, fará palestra com degustação sobre harmonização de vinhos e queijos para 50 pessoas.

 

Queijos e cervejas artesanais

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Expolac vai apresentar degustação e harmonização de queijos e cervejas artesanais de indústrias mineiras no dia 19, às 19h para convidados, e no dia 20, com palestras às 15h e às 17h. As apresentações serão conduzidos pelos especialistas Fabiana Arreguy e Eduardo Tristão Girão, que vão falar sobre história e características de cada produto, com degustação para o público.

Fabiana Arreguy é jornalista, beer sommelier formada pela Doemens Academy, e sócia fundadora da Academia Sommelier de Cerveja de Belo Horizonte. Eduardo Tristão Girão é jornalista gastronômico, já integrou o júri da lista anual The World's 50 Best (50 Melhores Restaurantes do Mundo) da revista inglesa Restaurant entre 2010 e 2012. Desde 2016, promove degustações harmonizadas de queijos artesanais mineiros.

O tema cervejas artesanais também será abordado pelo presidente da União Cervejeira da Zona da Mata (Unicerva ZM), Alexandre Vaz.

 

Cachaça Põe a Mesa

Em parceria com a Associação Nacional de Produtores de Cachaça de Qualidade (Anpaq), a Expolac trará a especialista Ana Sátyro no dia 20, às 14h, para falar sobre "A cachaça põe a mesa". A palestra  conta a história da cachaça e a influência da bebida na sociedade brasileira, as diferenças entre cachaças e a riqueza de sabores e aromas, ensina como escolher e como degustar uma boa cachaça, e as diversas possibilidades de harmonização com pratos.

Ana Sátyro é uma cachaceira apaixonada que se graduou em química na UFMG, se especializou em cachaça em escolas como Cana Brasil, ESALQ-USP e ProDrinks. Além de ser produtora de cachaça, ministra cursos, palestras, e é consultora em produção de cachaça e bebidas alcoólicas mistas.

 

Estandes exclusivos

Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite, a Expolac contará este ano com a participação de cerca de 60 laticínios, vindos dos estados de Goiás, Espírito Santo, Matos Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Além da tradicional exposição, os laticínios terão estandes exclusivos para apresentarem produtos e promoverem degustação comentada em horários agendados.

Organizado pela EPAMIG, o Minas Láctea é considerado um dos principais encontros do setor lácteo na América Latina. O evento engloba o 31º Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 43º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 38ª Semana do Laticinista.

 

Expolac: Quando: 18 a 20 de julho

Onde: Expominas JF Horário: 14h às 22h

Fonte: ASCOM EPAMIG


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp