31/07/2017 às 10h27min - Atualizada em 31/07/2017 às 10h27min

“Produzir leite é complexo, mas pode ser muito rentável”, André Novo, da Embrapa

Para André Novo, Analista e Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos/SP, a produção de leite é uma das atividades mais complexas da agropecuária, mas, pode ser uma das mais rentáveis também. Ele acredita que não existem fórmulas mágicas ou pacotes prontos que definam como se deve produzir leite no Brasil. “O que sabemos é que o respeito a alguns fundamentos básicos, relativos ao sistema de produção e ao nível de eficiência do uso dos fatores de produção, condiciona o caminho a ser perseguido pelos produtores para elevadas margens de lucro no leite”, completou ele, que também atua com transferência de tecnologia para técnicos da extensão rural.

“Os produtores de leite ainda têm muitas dúvidas com relação à sua rentabilidade, principalmente relacionadas ao preço do leite e custos de produção. Erroneamente, a maioria se baseia nestes pontos para definir o futuro. Iremos debater estas falsas premissas por meio de indicadores de desempenho zootécnico e econômico de mais de 300 produtores de leite da região Sudeste. Uma boa gestão, com controle e planejamento de longo prazo, é tão importante quanto qualquer outro fator de produção, seja genética, manejo ou sanidade. Não é possível querer ganhar dinheiro com o leite sem saber com clareza uma série de indicadores econômicos de seu negócio”, acrescenta.

O pesquisador também coordena o Projeto Balde Cheio, que mantém o contato entre a pesquisa e ensino à realidade dos problemas do campo. Segundo André, é uma alternativa que favorece todos os envolvidos e reduz a distância entre a comunidade científica e os setores produtivos. Além disso, o projeto possui uma metodologia inovadora, pois utiliza uma propriedade leiteira de cunho familiar como ‘sala de aula prática’ com a finalidade de reciclar o conhecimento de todos os envolvidos.

A palestra de André Novo comporá o painel “Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números” do Interleite Brasil 2017 e ele abordará o seguinte tema: “Fatores que definem a rentabilidade no Sudeste do país”.

O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

– Por que investir no leite?;
– Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
– Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
– Inovação e futuro;
– Tecnologia aplicada;
– Conforto, reprodução e sanidade;
– Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.

“Certa vez visitei um produtor em Flevoland, Holanda, que gerenciava com a esposa e um filho (sem funcionários) uma fazenda de 120 ha com plantio, colheita e processamento de seis culturas diferentes: cebola, trigo, cenoura, batata-semente, tulipas e beterraba. Quando perguntei como ele conseguia gerenciar tudo isso ao mesmo tempo ele disse: ‘trabalho duro, maquinário adequado e muito planejamento. Se você ficar somente dentro da fazenda e não estiver atualizado das técnicas e conceitos de produção em pouco tempo estará tomando decisões erradas’. O Interleite é um dos momentos de debate e atualização mais importante para a atividade leiteira”.

Ficou interessado? Conheça todos os palestrantes que compartilharão as suas experiências neste ano e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto. Confira a programação completa no site www.interleite.com.br

O evento já conta com mais de 900 participantes!

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para [email protected] ou ligue para (19) 3432-2199

patrocinadores Interleite Brasil 2017

patrocinadores Interleite Brasil 2017

Fonte: ASCOM EMBRAPA


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp