30/06/2017 às 22h03min - Atualizada em 30/06/2017 às 22h03min

MEGALEITE - O maior evento do Gado Leiteiro de Minas Gerais

Minas Gerais é o maior estado produtor de leite do Brasil, com cerca de 25% de todo o leite nacional. E por termos um relevo muito acidentado, regiões frias e também regiões quentes, o gado de grande adaptação no estado é o Girolando. Por isto, ele está em maior número nas fazendas leiteiras do estado. O Gado Girolando também é de fácil adaptação ao clima tropical, portanto, também tem muita importância na produção do leite nos estados mais quentes, como centroeste, nordeste e do norte.

A MEGALEITE reúne os maiores produtores de gado Girolando do país, e acontece em Belo Horizonte no mês de Junho. A Mini Usina de Leite VIA LACTEA, um projeto itinerante, operada pelos técnicos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG em Juiz de Fora - MG, além de produzir queijos, iogurtes e bebidas lácteas durante o evento, realizou vários cursos de produção de queijos e iogurtes. Com entrada gratuita, os cursos ensinaram a cada dia um tipo diferente de queijo Minas Frescal: tradicional, com ervas finas, com azeitona e salaminho, com ervas finas e milho. Os participantes acompanharam todo o processo de fabricação do queijo Minas Frescal, desde a chegada do leite até a enformagem. 

A Megaleite 2017 ocorreu de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira e reuniu animais das principais raças leiteiras do Brasil em competições de julgamento e concurso leiteiro. A programação da feira ainda contou com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), Megaleite Day com palestra do médico Drauzio Varella e oficina show de culinária com Olivier Anquier, dentre outros eventos. Com entrada gratuita, a feira foi organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do Governo de Minas, via CODEMIG e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, MAPA e Embrapa Gado de Leite, dentre outros.

Uma das palestras bastante concorridas foi dada pelo diretor técnico em laticínios da Rica Nata/Site Ciência do Leite, Marco Antônio Couto. O tema abordado foi como se iniciar uma pequena produção de queijos e iogurtes, falando dos primeiros recursos que se deve disponibilizar e quais pontos devemos nos atentar para iniciar a produção de lácteos, principalmente quais produtos produzir, qual tipo de inspeção sanitária deve-se adequar e também onde e como conseguir a tecnologia mais adequada.

A Rica Nata é uma empresa que foi criada para atender os iniciantes e os pequenos empresários que buscam este tipo de informação. Também oferece cursos básicos e avançados para queijos, iogurtes, bebida lácteas, doces, queijos curados, sem lactose e de leite de búfalas. Temos também os ingredientes utilizados e principalmente equipamentos para melhor atendê-los, de acordo com a necessidade de cada pequeno produtor.

Saudações Laticinistas

Equipe Técnica Site Ciência do Leite


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp