26/05/2017 às 12h08min - Atualizada em 26/05/2017 às 12h08min

GO: inscrições abertas para Dia de Campo Senar Mais Leite em Goiás

No evento serão apresentadas as implementações tecnológicas e de gestão da atividade leiteira que trazem maior rentabilidade à atividade produtiva. Os participantes terão a oportunidade de conhecer, in loco, a realidade de uma propriedade altamente sustentável, interagir com produtores, trabalhadores e técnicos, além de ampliar a rede de contatos e, principalmente, adquirir novos conhecimentos.
 
O Dia de Campo Senar Mais Leite vai ocorrer na propriedade do produtor Antônio Eduardo Sobrinho. No Sítio Primavera são 22 hectares, sendo que desse total quatro são utilizados para pasto rotacionado, alimentação balanceada para animais e sistema de irrigação. São 33 vacas em lactação, animais das raças girolando e holandês. O trabalho na propriedade é orientado pela técnica do Senar Mais em Morrinhos, Josiany Costa, que atende 25 propriedades no município de Morrinhos.
 
“O técnico faz uma visita mensal, com duração de quatro horas. Nessas visitas, orientamos o produtor na parte de custos, inclusive anotações de tudo que gastou e ganhou. Fazemos um controle zootécnico dos animais e também o trabalho de instrução sobre dieta dos animais, organização de piquetes, entre outros”, explica.
 
Com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar, as melhorias nas finanças de Antônio ocorreram rapidamente e o fluxo de caixa aumentou cinco vezes em cinco anos. Todas as benfeitorias foram feitas sem empréstimo, apenas com capital do pecuarista. Hoje, Antônio está satisfeito com os resultados.
 
A meta de 500 litros de leite por dia, que parecia audaciosa, está quase alcançada. “O alvo era ousado”, diz o consultor e engenheiro Agrônomo do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas de Carvalho. Segundo ele, a persistência do casal foi determinante para o resultado obtido. “O primeiro passo para aderir ao programa é empenho e só assim é possível alcançar as metas. Não é preciso recurso financeiro ou uma grande propriedade.
 
Ao contrário, a maioria dos produtores do programa Senar Mais Leite são de pequenos e médios. Quando encontramos um pecuarista comprometido, sabemos que o trabalho vai dar certo, como no caso do Sítio Primavera. A assistência técnica é um acompanhamento que inclui estudo de caso individualizado da propriedade, assim é necessário executar as ações combinadas”, esclarece.
 
Senar Mais Leite
 
Assistir os produtores rurais da atividade leiteira de todo o estado, por meio da Assistência Técnica e Gerencial, possibilitando uma exploração mais eficiente da propriedade para aumento da produtividade dos animais, melhorando a renda do produtor para garantir qualidade de vida para ele e seus familiares.
 
Entre os objetivos estão possibilitar ao produtor o acesso a informação de maneira clara e contínua, diminuindo a distância entre produtor e o conhecimento técnico científico; aumentar a renda e a produtividade da atividade agropecuária; direcionar ao grupo de produtores rurais assistidos, as ações de Formação Profissional Rural específicas que atendam a sua necessidade; possibilitar a adequação tecnológica dos produtores assistidos; além de promover a formação continuada de produtores e técnicos envolvidos no programa e gerar dados e informações das cadeias produtivas trabalhadas.
 
Programação do Dia de Campo Senar Mais Leite
 
8h - Inscrições, café da manhã e visitação nas estações dos parceiros
 
9h - Abertura
• Josiany Costa Fernandes - Médica Veterinária (Técnica do Programa Senar Mais Leite do Senar Goiás) - Resultados  do Programa Senar Mais Leite em Morrinhos;
• Carlos Eduardo Freitas Carvalho - Engenheiro Agrônomo (Consultor Técnico do Senar Goiás) - Resultados do Programa Senar Mais Leite no Estado de Goiás;
• Antônio Eduardo Sobrinho (Produtor Assistido pelo Programa) - Depoimento do produtor
 
11h - Encerramento
 
12h - Almoço
 
SERVIÇO
 
Dia de Campo do Senar Mais Leite
Data: 3 de junho de 2017 (sábado)
Horário: a partir das 8 horas
Local: Sítio Primavera – Morrinhos (GO)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp