05/01/2017 às 21h26min - Atualizada em 05/01/2017 às 21h26min

Curso com tecnologia e fabricação do Requeijão

Marco Antonio Cruvinel Lemos Couto
www.cursodequeijo.com.br
Curso de Requeijão - Últimas vagas
 
Originalmente o requeijão surgiu como um subproduto elaborado a partir de leite desnatado tido como soro, na época considerado descarte, das regiões produtoras de creme para a fabricação de manteiga. Normalmente este desnate era efetuado em fazendas localizadas próximas a pequenas estações de paradas ferroviárias (em Minas Gerais) e enviavam o creme para industrias de processamento de manteiga, normalmente localizadas em cidades pólos.

O leite desnatado e também o leite ácido eram processados em pequenas escalas restringindo ao consumo local sob a forma do requeijão. Com a evolução do meio de transporte e das condições de armazenamento e distribuição este produto conquistou o status de um dos carros chefes da indústria de laticínios nacional ocupando a preferência de consumo de muitos brasileiros. Atualmente inúmeras são as tecnologias empregadas assim como os formatos, embalagens e coadjuvantes tecnológicos.

Este é um queijo de origem brasileira, e é bastante difundido por todo o país. Temos basicamente dois tipos: Requeijão de Corte, o Culinário de bisnaga, o de Balde e o famoso Requeijão Cremoso, mas existem outras variedades, como o Requeijão do Norte e o Requeijão Crioulo.

Segundo a Legislação do Mercosul, "entende-se por Requeijão, o produto obtido da fusão da massa coalhada, cozida ou não, dessorada e lavada, obtida por coagulação ácida e/ou enzimática do leite opcionalmente adicionada de creme de leite e/ou manteiga e/ou gordura anidra de leite ou butteroil.

O produto poderá estar adicionado de condimentos, especiarias e/ou outras substâncias alimentícias..." Tanto o Requeijão do Norte, quanto o Requeijão Crioulo apresentam uma coloração amarronzada devido ao prévio cozimento da manteiga ou creme antes de sua adição. O Requeijão Cremoso quando fabricado em panela fechada, apresenta melhores padrões de consistência e cor mais esbranquiçada. Entretanto o mesmo equipamento não dá boas propriedades ao Requeijão de Corte. Nos tachos abertos podem-se produzir os dois tipos, porém sem um bom padrão para o Requeijão Cremoso.

Um dos ingredientes fundamentais em produtos fundidos, como o Requeijão, é o tipo de sal fundente usado, que deve ser de boa qualidade para um produto final cremoso e bem característico. Este queijo é bastante utilizado em pratos culinários, salgados, tortas e principalmente pizzas e vai bem demais com o nosso delicioso Doce de Leite.
 
Curso com tecnologia e fabricação do requeijão.
Data: 11 a 13 de Janeiro. de 2017
Nesta edição do curso é produzido o requeijão.

Aulas teóricas pela manhã e práticas na parte da tarde. Nas aulas teóricas é abordado a produção do leite e a importância de sua  qualidade, como ser selecionado e armazenado na fazenda leiteira. A teoria abrange também o sistema de transporte para a industria, além do processo de armazenagem e primeiros tratamentos que recebe. A teoria abrange as etapas da fabricação, desde sua pasteurização, passando pela adição dos ingredientes, coagulação, corte da coalhada, como mexer, aquecer e dar o ponto na massa. Como dar o ponto no doce e no iogurte. É abordado a enformagem, prensagem, tipos de salga e maturação dos devidos queijos.

As aulas práticas é exatamente a parte prática da produção, que consiste em selecionar o leite, fazer os tratamentos devidos, coagular, cortar e mexer utilizando os utensílios adequados, onde o cursando poderá presenciar e participar da prática de fabricação. Após aulas praticas e teóricas, é realizado uma pesquisa com cada cursando e realizado a entrega dos certificados.​

Além das aulas práticas e teóricas o curso fornece:
- Almoço nos dias decorrentes do curso;
- Material para acompanhamento das aulas práticas, como apostila;
- Coffee break na manhã;
- Coffee break na tarde;
- Crachá de identificação;
- Certificado;
- Toucas, máscaras e luvas descartáveis;
- Será inserido no grupo de WhatsApp da Rica nata ex integrantes de outros cursos. Composto somente por pessoas que já fizeram curso na Rica nata, utilizado para tirar duvidas e troca de informações. Chamamos isto de trabalho pós-curso.

Material necessário e não fornecido:
- Jaleco, calça e bota. Dispomos deste material para venda.

Hospedagem:
A reserva da hospedagem é feita automaticamente na confirmação da inscrição para o curso e é na própria cidade onde o curso ocorrerá, para maiores informações basta entrar em contato pelos telefone ou por e-mail.

Valores e formas de pagamento
Os valores do curso e forma de pagamento são fornecidos somente por telefone (37) 3334-1618/1108, ou pelos e-mails [email protected]/[email protected], por motivos de segurança.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp