10/08/2016 às 10h07min - Atualizada em 10/08/2016 às 10h07min

Amapá se prepara para abertura da primeira empresa de laticínios

 

Empreendimento passa por fase de licenciamento para dar pontapé inicial na comercialização de laticínios no estado

Caio Coutinho

A Empresa Laticínios 3 Amores apresenta estrutura de ponta para a produção intensiva de subprodutos do leite para as prateleiras do consumidor amapaense, entre eles, iogurte, manteiga, queijo, leite pasteurizado e doce de leite.

Para a empresa comercializar no estado, utilizando a capacidade de produção de 10 mil litros por dia é necessário fechar negócios com produtores de leite que fornecerão a matéria-prima. São 21 produtores dos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá e Laranjal do Jari que passam pela preparação do Projeto Balde Cheio desenvolvido pelo Sebrae e parceiros para que possam fornecer o leite dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos reguladores.

Em visita técnica à Empresa de Laticínios 3 Amores, instalada na Fazenda Bela Vista, o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, disse ser necessária a celeridade dos órgãos municipais, estaduais e federais nas licenças exigidas para o funcionamento da empresa que vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos, gerar renda e fomentar a economia no estado, por isso o Sebrae auxilia e capacita os produtores para que fiquem no padrão necessário de produção. “Estamos trabalhando para que os negócios que geram renda e emprego não sejam prejudicados no estado”, declara o diretor-superintendente, João Carlos Alvarenga.

De acordo com o empresário e proprietário da 3 Amores, Cristiano Nunes, a Fazenda Bela Vista produz 2 mil litros de leite, mas, são necessários 10 mil para subsidiar 100% da capacidade de produção. “Hoje abrimos as portas aos pecuaristas para conhecerem e absorverem a experiência com a nossa produção e ficar nos padrões de qualidade exigidos dos órgãos fiscalizadores, o que é importante para comprarmos o leite e fechar negócios permanentes”, informa o empresário Cristiano Nunes. Segundo ele, mais de 95% dos laticínios consumidos no Amapá vêm de fora do estado.

A agricultora familiar no município de Amapá, Francisca Eunice da Silva, em visita à fazenda, relata que pretende criar uma pastagem para produção de leite e para isso já tem fundamentos teóricos aprendidos no Projeto Balde Cheio. “Já conhecia teoricamente o Balde Cheio, pois tinha interesse de formar um projeto de produção de leite, tenho a pastagem pronta, conversei com o pessoal do Sebrae e agora estou fazendo intercâmbio para ter conhecimento prático e abrir o negócio”, expõe a produtora Francisca Eunice da Silva.

Balde Cheio

A Metodologia Balde Cheio desenvolvida pelo Sebrae e parceiros, trabalha com o uso intensivo das pastagens, com controle produtivo e sanitário, técnicas de irrigação em pastagens, melhoria do conforto dos animais, recuperação da fertilidade do solo, análise econômica e contábil dos estabelecimentos familiares, controle zootécnico e práticas de associativismo.

Segundo o gestor do Projeto Balde Cheio, do Sebrae, Isaac Andrade, o objetivo é capacitar os produtores, por meio, de práticas realizadas em visitas regulares, visando a aplicação das técnicas e conceitos do projeto, incluindo discussões a respeito de assuntos que envolvem tecnologias a serem propostas, utilizando a propriedade rural como sala de aula.

“A propriedade rural é utilizada como sala de aula para a capacitação e a troca de informações, denominada pelo programa como Unidade Demonstrativa (UD), o treinamento inclui orientações teóricas para os produtores nas propriedades selecionadas”, finaliza o gestor do Projeto Balde Cheio, do Sebrae, Isaac Andrade.

A visita técnica foi realizada na Fazenda Bela Vista, localizada Rodovia Macapá-Mazagão, 86, A – Ramal do Bolo, Distrito Industrial, Santana, Amapá, CEP 68929-508, e contou com a presença de 21 produtores, do diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, diretora-técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, o diretor presidente da Diagro, Otacílio Barbosa, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida e do gestor do Projeto Balde Cheio, Isaac Andrade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp