08/09/2015 às 13h46min - Atualizada em 08/09/2015 às 13h46min

RS: produtores de Caibaté participam de capacitação sobre qualidade do leite

Emater/RS

Famílias rurais beneficiárias da Chamada Público do Leite, em Caibaté, participaram de capacitação sobre qualidade do leite promovida pela Emater/RS-Ascar. O encontro reuniu produtores e técnicos na localidade da Serrinha do Urubucarú.

Na oportunidade, o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Jaderson Toledo, detalhou a Instrução Normativa 62 no que se refere ao limite da contagem bacteriana (CBT) e contagem das células somáticas (CCS) no leite, abordando principalmente os procedimentos necessários para o controle desses parâmetros e manutenção da qualidade do produto. 

Complementando a abordagem sobre qualidade do leite, a extensionista social Maristela Bauer realizou uma demonstração sobre a forma de preparo de desinfetante para uso em pré e pós ordenha dos animais, utilizando plantas bioativas. Além do preparo do desinfetante, também foi explicado sobre o princípio ativo de cada planta e as formas de uso.

Em Caibaté, 16 famílias são beneficiadas pelo Programa de Promoção da Agricultura Familiar Sustentável na Cadeia do Leite, também conhecido como Chamada Pública do Leite, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e executada pela Emater/RS-Ascar. 

Ao longo de três anos as famílias são acompanhadas em atividades individuais e coletivas, sob uma ótica sistêmica, que leva em conta não apenas a atividade leiteira, mas traz o foco para a qualidade de vida das famílias que dela vivem, considerando todos os aspectos produtivos, econômicos e sociais.

Na ocasião, também foi realizada uma homenagem ao Dia do Colono e Motorista.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp