26/07/2015 às 12h15min - Atualizada em 26/07/2015 às 12h15min

Minas Láctea 2015 agrega tecnologias ao setor de lácteos

O Minas Láctea 2015 apresentou tecnologias para produção de qualidade e inovação ao setor laticinista, entre os dias 14 e 16 de julho, em Juiz de Fora. O evento, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), congrega quatros dos principais eventos do setor na América Latina, 30º Congresso Nacional de Laticínios, 42ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), 41ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e 30º Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

Nesta edição, 107 expositores e especialistas de todo o Brasil trouxeram novidades e soluções tecnológicas para a cadeia de lácteos, com foco na otimização da produção, na preservação de recursos naturais e em alimentos funcionais. O evento reuniu mais de 10 mil participantes de todos os estados brasileiros e da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Equador, EUA, Espanha e Itália. 

De acordo com o coordenador do Minas Láctea 2015, Leandro Viana, que é chefe-geral do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG, as expectativas de negócios prospectados para o segundo semestre de 2015 são acima de R$ 100 milhões. “Vários expositores estão satisfeitos com os indicadores qualitativos da feira, como relacionamento, discussões do mercado e oportunidades de negócios”, ressalta.

Para o gerente de negócios lácteos da Chr. Hansen, Lúcio Antunes, empresa de biotecnologia presente em 135 países, que participa desde a primeira exposição, o evento sempre agrega em relacionamento e novas oportunidades. “Pela primeira vez promovemos em uma feira no Brasil, um novo conceito em iogurte, com a tecnologia Acidifix, que permite estagnação do PH”, explica. Lúcio ressaltou o crescimento do setor de lácteos e das tecnologias apresentadas no evento. “Trouxemos novas aplicações de lactase, que é uma realidade de mercado, com foco em benefício à saúde”, afirma. 

O consultor da empresa italiana Facchinetti, Tito Pegorini, que participa pela segunda vez, vendeu duas máquinas durante o evento. “Batemos aqui a meta de venda do ano”, comemora. Durante o evento, a empresa realizou demonstração do equipamento para fracionar queijo em cunhas de peso fixo, sem desperdício. “Estamos satisfeitos por conseguir mostrar aos brasileiros a importância da máquina para o mercado”, explica. 
Pela primeira vez o produtor de leite de Taquaritinga (SP) Daniel Sallum participa do evento, em busca de equipamentos e informações tecnológicas para iniciar sua produção de doce de leite e queijo curado. “Participei do congresso científico e das exposições de máquinas e de produtos lácteos para levar mais conhecimento para um negócio que estou começando”, afirma. 

Melhores produtos 
Os premiados do 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, que avaliou 11 categorias - queijos Gouda, Parmesão, Provolone, Prato, Reino, Gorgonzola e Minas Padrão; manteiga de primeira qualidade; requeijão cremoso; doce de leite; e destaque Especial foram divulgados no encerramento do Minas Láctea 2015. 
Foram avaliados produtos de cerca de 60 laticínios de todo o Brasil por 30 juízes. O queijo Silvestre, do laticínio Cruziliense, foi o vencedor da categoria destaque especial, que valoriza também criatividade e inovação. O queijo foi elaborado utilizando diversos fermentos selvagens da Serra da Mantiqueira, onde está localizado o laticínio. Esses fermentos foram introduzidos na região, no século passado, por dinamarqueses, portugueses e italianos e conferem ao queijo sabores adocicado e picante.

Resultado 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos
Categoria: Gorgonzola
1° Laticínios Tirolez 
2° Laticínios Cruziliense 
3° Laticínios D'Annita 
Categoria: Parmesão
1° Laticínios Bela Vista Piracanjuba
2° Cooperativa Agropecuária Vale do Paracatu 
3° Frimesa - Cooperativa Central Frimesa
Categoria: Gouda
1° Laticínios Vitória 
2° Usina de Beneficiamento Paiolzinho 
3° Laticínios Dois Irmãos Lucca
Categoria: Provolone
1° Laticínios Tirolez 
2° Laticínios PJ 
3° Agroindústria Passa Cinco - Queijos & Queijos
Categoria: Reino
1° Laticínios Tirolez    
2° Cooperativa de Laticínios Selita 
3° Laticínios Curral de Minas 
Categoria: Prato
1° Frimesa Cooperativa Central 
2° Laticínios PJ 
3° Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Conselheiro Pena
Categoria: Requeijão Cremoso
1° Laticínios Fazenda Real Paladar de Minas
2° Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas 
3° Laticínios Curral de Minas Curral de Minas
Categoria: Doce de Leite
1° Fundação Arthur Bernardes Produtos Viçosa
2° Laticínios Imbaúba Imbaúba
3° Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu 
Categoria: Manteiga de Primeira Qualidade
1° Laticínios Re Mar 
2° Laticínios Curral de Minas 
3° José Geraldo Peixoto Rio do Peixe
Categoria: Minas Padrão
1° Lumen Comércio e Indústria Alimentícia Boreal
2° Laticínios Tirolez 
3° José Geraldo Peixoto Rio do Peixe
Categoria: Destaque Especial
1° Laticínios Cruziliense Cruziliense Queijo Silvestre
2° Laticínios Cruziliense Cruziliense Queijo Santo Antônio
Casamenteiro
3° Laticínios Paiolzinho Paiolzinho Queijo "O Encantado"

Saudações Laticinistas
Assessoria de Imprensa Minas Láctea - EPAMIG
Foto: 1º lugar destaque especial - Queijo Silvestre do lLaticínio Cruziliense. Crédito: Luiz Carlos Costa Júnior


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp