12/04/2015 às 11h02min - Atualizada em 12/04/2015 às 11h02min

36ª Semana do Laticinista: 80 anos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes

No início da década de 30, quando já consolidado o terceiro estágio de desenvolvimento da indústria de laticínios no Brasil, era patente a importância deste setor como poderoso suporte da economia nacional.

Para que esta nova indústria tivesse assegurado seu desenvolvimento em bases econômicas e tecnológicas viáveis, era de fundamental importância que o país dispusesse, dentre outros instrumentos, de uma atividade voltada exclusivamente para a definição e adaptação de tecnologias à feição de sua necessidade e característica, bem como dedicada à formação e treinamento de pessoal, de forma a emprestar-lhe a necessária independência.

Diante disso e da condição que Minas Gerais já ostentava no contexto nacional, o governador estadual, preocupado em dar suporte técnico a “mais mineira das indústrias”, a de laticínios, promulgou o Decreto nº 50, de 14 de maio de 1935, criando em Juiz de Fora - MG, a Indústria Agrícola “Cândido Tostes”. O Decreto foi publicado no Jornal Minas Gerais, de 17 de maio de 1935 e constava dos seguintes dizeres: “Cria a Escola Agrícola “Cândido Tostes” no Município de Juiz de Fora”.

“O Governador do Estado de Minas Gerais, usando de suas atribuições, resolve criar, no Município de Juiz de Fora, no Distrito da cidade, em lugar oportunamente designado, uma escola de indústrias agrícolas; que terá a denominação de Escola Agrícola "Cândido Tostes".

Palácio do Governo, em São Mateus - Juiz de Fora, aos 14 de maio de 1935. Benedito Valadares Ribeiro - Governador do Estado - Israel Pinheiro da Silva - Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio e Trabalho.

Prezados alunos, ex-alunos, ex-funcionários, amigos e parceiros do ILCT/EPAMIG. Estamos convidando para a 36ª Semana do Laticinista: Aniversário de 80 anos de ILCT, que acontecerá nos dias 12 a 14 de Maio de 2015. Informações completas e inscrições gratuitas através do site www.candidotostes.com.br. Contamos com sua participação e solicitamos a gentileza de divulgar o evento a outros amigos. 

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG e a Associação dos Ex-Alunos do ILCT agradecem aos amigos e parceiros do Site Ciência do Leite por cederem espaço para divulgarmos um evento tão importante para todos nós, e também nos colocamos a disposição dos organizadores para celebrar essa bela festa de confraternização. Um grande abraço e esperamos encontrar os "Filhos da Candinha" reunidos nesses dias.

Saudações Laticinistas
Luiza Carvalhaes de Albuquerque
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Site Ciência do Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp