31/08/2014 às 10h34min - Atualizada em 31/08/2014 às 10h34min

SILEMG e IMA fecham acordo para desenvolvimento das indústrias de laticínios de Minas Gerais

O Sindicato da Indústria de Laticínio de Minas Gerais (Silemg) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) acabam de selar uma parceria que pode representar a expansão da atuação das micro e pequenas empresas mineiras do setor de leite e seus derivados. Por meio do IMA, as indústrias inspecionadas pelo órgão estadual poderão se adequar para receber o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que as habilitará ao comércio interestadual.

Como o IMA é credenciado e habilitado pelo Ministério da Agricultura a fornecer a certificação, o Silemg acredita que essa parceria vai permitir que as empresas se capacitem e se preparem para receber o Sisbi. “Nosso objetivo é, cada vez mais, promover o desenvolvimento do setor de laticínios de Minas Gerais e esse selo é o primeiro passo para o avanço do setor em outros mercados”, afirma o diretor executivo do Silemg, Celso Costa Moreira.

O convênio entre as duas instituições prevê que um profissional do IMA esteja à disposição dos associados para orientá-los e esclarecer todas as dúvidas sobre o registro. Celso explica que o foco do Sisbi é o aprimoramento do controle dos processos e da segurança dos alimentos.

Para apresentar a novidade aos representantes das indústrias mineiras, profissionais do Silemg e do IMA se reuniram com os principais empresários do setor de laticínios e apresentaram os benefícios do registro no Sisbi e os procedimentos previstos na legislação sanitária para adesão ao sistema.

De acordo com Celso, provavelmente as empresas mineiras terão que fazer algumas adaptações para conquistar o selo. “Mas são melhorias que só vão agregar valor ao negócio. Investir na evolução e no avanço da indústria é muito importante, principalmente para as empresas de menor porte”, afirma. A novidade já está sendo estudada por alguns empresários, que se mostraram interessados em extrapolar as “porteiras” de Minas. 

Sobre o Silemg - O Silemg (Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais) teve início em 1944, ainda como Associação dos Industriais de Laticínios e Produtos Derivados. Empresários do setor sentiram a necessidade de se organizarem para buscar melhores práticas e superar as dificuldades do mercado.

Ao longo do tempo, o Silemg se consolidou como instituição ativa que busca constantemente melhoria nas condições de trabalho e aumento da qualidade na indústria laticinista mineira. Atualmente, o sindicato conta com mais de 150 associados espalhados por todo o Estado. Seu principal objetivo é representar, valorizar e defender o setor de laticínios no âmbito institucional, com o intuito de crescimento contínuo, tornando o setor mais produtivo e competitivo.

Saudações Laticinistas
Mariana Gualberto
Rede Comunicação de Resultado


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp