15/10/2012 às 15h31min - Atualizada em 15/10/2012 às 15h31min

9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto / Luiza Carvalhaes de Albuquerque

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 ocorrerá entre 15 e 21 de outubro. A finalidade principal da semana, realizada desde 2004, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. 

A semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e promovida em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas entidades.O tema principal será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Serão promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país. 

O lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo. Um objetivo da SNCT 2012 será debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social. As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável. A SNCT 2012 será, ainda, uma oportunidade importante para se discutir nacionalmente os resultados e avanços da Rio + 20.

O Site Ciência do Leite, em parceira com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG, a Embrapa Gado de Leite e o Polo de Excelência de Leite e Derivados, abraça esta idéia uma vez que a cadeia láctea tem fundamental importância na Manutenção Climática, na Sustentabilidade, na Economia Verde e também na Erradicação da Pobreza. A produção do leite requer alguns cuidados quanto à preservação ambiental, uma vez que muitos precisam desmatar para formar pastos. A indústria de beneficiamento do leite tem maior importância ainda, pois gera resíduos que são altamente poluidores. Basta que disponibilizemos esforços neste sentido para que todos possam contribuir no sentido de colaborar com a "Mãe Natureza". 

Portanto, podemos facilmente perceber que se nada for feito da nossa parte, vamos continuar sendo parceiros com as catástrofes que estão acontecendo no mundo. Mas, se realmente abraçarmos esta causa, poderemos não somente ajudar na manutenção de um planeta estável, mas também obteremos lucros com essa mudança de atitude. 

Caro usuário, visite nosso link - Artigos - e lá vocês poderão encontrar diversos textos e trabalhos super interessantes sobre os temas da semana. Boa leitura e volte sempre!

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto - Site Ciência do Leite
Luiza Carvalhaes de Albuquerque - Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG
Parceiros: Embrapa Gado de Leite e Poço de Excelência de Leite e Derivados


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp