30/05/2012 às 14h52min - Atualizada em 30/05/2012 às 14h52min

8ª Semana Nacional do Alimento Orgânico

ASCOM ILCT e ASCOM EPAMIG

Para marcar as comemorações da 8ª Semana Nacional do Alimento Orgânico a EPAMIG está realizando, 29 de maio a 2 de junho em várias regiões do Estado atividades para a promoção da agricultura orgânica. As ações começaram nesta terça (29) com atividades em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Viçosa. Em Belo Horizonte os visitantes poderão conhecer pesquisa agropecuária e publicações técnicas no estande da EPAMIG na Fundação Zoobotânica, além visitarem o canteiro de hortaliças e plantas medicinais naquela Fundação, em Belo Horizonte. 

Em Juiz de Fora o pesquisador da EPAMIG Daniel Arantes Pereira apresentou o seguinte tema: O desafio da produção de lácteos orgânicos. A palestra definiu o que são produtos orgânicos, porque devem ser consumidor, ressaltando os desafios da produção. No caso do leite orgânico, por exemplo, Daniel Arantes destacou que a forragem para alimentação do gado também precisa ser orgânica, assim como o manejo sanitário. O processamento e a produção de derivados do leite necessitam de aditivos, ingredientes, embalagens e comercialização também ecológicos, ressaltou. 

Ainda entre as ações da 8ª Semana Nacional do Alimento Orgânico, o ILCT vai disponibilizar artigos técnicos referentes ao tema alimento, em especial, sobre o leite orgânico, até sábado, 2 de junho, nos sites parceiros Ciência do Leite e Queijos no Brasil. O objetivo é oferecer informações quanto ao produto e o sistema de produção de orgânico, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. 

No Site Ciência do Leite, nossos usuários pode encontrar os seguintes artigos:

1. Produto Orgânico contribui para qualidade de vida 
2. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO 
3. Aprovada lista de fitossanitários de uso orgânico 
4. Perguntas frequentes sobre produtos Orgânicos 
5. O que são Alimentos Orgânicos 
6. Produção Orgânica de Leite - Qualidade e Segurança Alimentar 
7. Alimentos orgânicos: mais saudáveis e respeito ao meio ambiente 
8. Alimentos orgânicos 

O objetivo do evento é oferecer informações quanto aos produtos e os sistemas de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos. A grande parte é constituída por agricultores familiares responsáveis diretamente pelo manejo e trato da terra e pelo cuidado na preservação de outros recursos naturais, como a água. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares. 

Durante esta 8ª Semana Nacional do Alimento Orgânico as Unidades Regionais da EPAMIG também terão programação especial: Nos dias 1 e 2 de junho a EPAMIG Norte de Minas realizará visitas à horta orgânica durante a 31ª ExpoJanaúba no circuito da Agricultura Familiar. Técnicos da EPAMIG apresentarão aspectos referentes ao cultivo de hortaliças orgânicas e os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde da população. A EPAMIG Zona da Mata realizará palestras também no dia 30 de maio sobre agroecologia, café orgânico, boas práticas na produção de alimentos orgânicos e produção de alimentos orgânicos para estudantes de Viçosa. 

Estudantes do Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui, participarão de palestras sobre hortaliças não convencionais, contaminação de alimentos por agrotóxicos, homeopatia na agricultura, práticas para redução do uso de agrotóxicos na agricultura no dia 31 de maio.

Foto: Em 2011 a EPAMIG também participou da Semana de Alimento Orgânico com programação especial. 
Crédito: Mariana Penaforte / Ascom EPAMIG 

Saudações Laticinistas
Site Cência do Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp