19/10/2011 às 11h57min - Atualizada em 19/10/2011 às 11h57min

8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Marco Antônio Cruvinel L. Couto

O tema das alterações no clima ganha destaque, nesta semana, com o maior evento de divulgação científica do país. De segunda a sexta-feira (17 a 23), mais de 500 cidades brasileiras estarão mobilizadas para a realização da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tratará sobre “Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” em mais de 11 mil atividades. 

A finalidade principal da semana, realizada desde 2004, é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar também a importância da C,T& I para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. 

A semana é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), e promovida em parceria com governos estaduais, municípios e instituições diversas entidades.

O Site Ciência do Leite abraça esta idéia uma vez que a cadeia láctea tem fundamental importância na manutenção climática, na prevenção de riscos e também na poluição ambiental. A produção do leite requer alguns cuidados quanto à preservação ambiental, uma vez que muitos precisam desmatar para formar pastos. A indústria de beneficiamento do leite tem maior importância ainda, pois gera resíduos que são altamente poluidores. O soro é um dos produtos que mais contêm DBO e também temos os resíduos sólidos como restos de queijos, de embalagens plásticas e aluminizadas, de gordura e produtos químicos utilizados na limpeza e sanitização da indústria de laticínios.

Hoje é muito importante o tratamento de efluentes e a utilização máxima dos componentes do leite. Por esse motivo, voltamos a falar sobre a utilização total do soro, que não traz somente a eliminação dos custos do tratamento, mas pode gerar grandes lucros para a empresa. Se for inevitável, o tratamento do soro em usinas para tratamento de efluentes, o resíduo solido é capaz de virar adubo que possamos facilmente utilizar em plantações.

As embalagens cartonadas do sistema UHT também são poluentes, mas para isso já foi dada uma solução, quando reciclamos produzindo matérias de uso em construção civil, como telhas, painéis, chapas, blocos, entre outros acessórios de decoração. Basta que disponibilizemos esforços neste sentido para que todos possam contribuir no sentido de colaborar com a "Mãe Natureza".

Portanto, podemos facilmente perceber que se nada for feito da nossa parte, vamos continuar sendo parceiros com as catástrofes que estão acontecendo no mundo. Mas, se realmente abraçarmos esta causa, poderemos não somente ajudar na manutenção de um planeta estável, mas também obteremos lucros com essa mudança de atitude.

Em outubro, estaremos inserindo diversos textos sobre o tema central da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos, em parceira com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG no nosso site, no link ARTIGOS. Participe, também, enviando sua colaboração para que todos juntos possamos mostrar caminhos para proporcionar uma maior qualidade de vida ao ser humano. 

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel L. Couto e Equipe Ciência do Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp