31/08/2015 às 17h04min - Atualizada em 02/07/2018 às 16h17min

Doce de Leite Pastoso - receita caseira

Receita de fabricação caseira do Doce de leite pastoso

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin
Creditos de Imagens: Curso de Queijo

Doce de leite é o produto resultante do aquecimento do leite com açúcar, podendo ser adicionado de outras substâncias alimentícias permitidas, até concentração conveniente e parcial caramelização. O doce de leite é classificado de acordo com a sua consistência em doce de leite cremoso ou em pasta e doce de leite em tablete.

O doce de leite deve ser fabricado com matérias primas sãs e limpas, isentas de matéria terrosa, parasitas, e em perfeito estado de conservação. O leite empregado deve apresentar-se normal e fresco. No preparo do produto, o leite deve entrar na proporção mínima de três partes de leite para uma de açúcar. Não pode conter substâncias estranhas à sua composição normal.

É permitido adicionar ao doce de leite: cacau, amendoim, coco, castanha-do-Pará e outras substâncias alimentícias que caracterizem o produto. Como coadjuvante da tecnologia de fabricação é tolerado o emprego de amido na dosagem máxima de 2%. É tolerada a adição de aromatizantes naturais. É proibido adicionar ao doce de leite gorduras estranhas, geilificantes ou outras substâncias, embora inócuas exceto o bicarbonato de sódio em quantidade estritamente necessária para a redução parcial da acidez do leite.

Ingredientes

10 litros de leite
5 gramas de bicarbonato
2 Kg de açúcar

Modo de preparo


Adicione ao leite, o bicarbonato de sódio, na proporção de 5 gramas para cada 10 litros de leite. Antes de adicionar, dissolva o bicarbonato no leite. Depois adicione a açúcar. Leve ao fogo, mexendo sem parar. Algumas doceiras usam o sal de cozinha, na proporção de 5 gramas para cada 10 litros de leite. O sal ajuda a realçar o sabor do doce, é opcional este ingrediente. A agitação deve ser constante e vigorosa, por todo o tacho. O doce agora vai ficando cada vez mais grosso e pesado. Em cerca de uma hora e meia a duas horas e meia, mais ou menos, o doce se encontra em ponto de fio.

Ponto do doce: Pegue um pouco na colher. Esfrie e pingue em um copo com água. A gota deve afundar sem sujar a água e sem se desfazer, permanecendo inteira.

Aos poucos vai acostumando a dar o ponto que melhor lhe convém. Dado o ponto, retire o doce do fogo e despeje em uma vasilha onde irá esfriar. O doce deve ser conservado à temperatura ambiente, em lugar fresco e seco, longe da luz. Pode ser adicionado passas, amêndoas, morango, ameixa preta, figo em calda, coco branco ou queimado, e também pode ser consumido com requeijão, Minas Frescal, Meia cura, entre vários outros queijos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp