31/08/2015 às 17h02min - Atualizada em 03/07/2018 às 08h31min

Manteiga - receita caseira

Receita de fabricação caseira da Manteiga de origem animal

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin

A Manteiga é um produto bastante consumido, sendo comercializado em potes ou barras e atrae inúmeras pessoas devido ao seu sabor. Altamente cremosa, pode ser consumida no café da manhã ou em receitas que seja utilizada.

Ingredientes

20 litros de leite in natura
400 gr de sal (a gosto)

Modo de preparo

Pegue o leite disponível e coe-o para reter as sujeiras. Ferva o leite. Deixe em repouso em um recipiente de boca larga, de um dia para outro, na geladeira, para que a gordura ou creme suba. Pode fazer isto com leite cru também, porém ele poderá acidificar, ou azedar.

No dia seguinte, recolha o creme (a nata) que está sobre o leite. Em seguida resfrie o creme ou nata para a temperatura de 10 °C. Nesta temperatura, comece a bater o creme com uma colher ou batedeira em velocidade regular. Alguns usam o liquidificador na menor velocidade. Nas fazendas usam o próprio latão de leite para bater o creme, chacoalhando o latão. Faça da maneira que conseguir, mas o principio correto é bater o creme para que ele solte o soro, ou leitelho nos termos técnicos.

Creme de leite: É gordura mais leite desnatado. Se a manteiga é gordura, o leitelho é o leite desnatado, portanto o soro que sai da manteiga é leite desnatado. Com o decorrer do tempo, note a formação da manteiga, com a separação da mesma do soro ou leitelho.

Quando estiver completa a separação e a manteiga com o aspecto semelhante ao de uma couve-flor amarelada, aproximadamente em 30 a 40 minutos, retire o leitelho. Substitua o leitelho retirado por igual quantidade de água gelada. Misture com uma colher e retire a água. Repita esta operação umas duas ou três vezes ou até que a água, no final da operação, esteja bem limpa e sem cheiro.

Adicione até 2% de sal, e misture bem para distribuir. Pode consumir sem sal se preferir. Conserve na geladeira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp