31/08/2015 às 16h49min - Atualizada em 31/08/2015 às 16h49min

Queijo Ricota - receita caseira

Receita de fabricação caseira do queijo Ricota

Adaptação: COUTO, Marco Antônio Cruvinel de Lemos - Diagramação: ANDRADE, Paulo Franklin

O Queijo Ricota é muito conhecido entre as pessoas que estão fazendo regime, pois é constituída quase somente de proteína do soro, Albumina é a principal. Possui baixo teor de gordura, sendo indicado para pessoas em regime dietéticos ou doentes, por ser proteínas de fácil digestibilidade. Usa-se para fabricação de ricota, soro fresco de queijos comuns, dando-se preferência para soros de queijos de massas cruas sem corante e sem sal.

É necessário utilizar soro de fresco de queijo e use de 5% até 10% de leite, ou seja, cada 20 lts de soro coloque 2 litros de leite desnatado, semidesnatado ou mesmo integral.

Ingredientes

20 litros de soro fresco
2 a 3 colheres de café de bicarbonato
2 litros de leite desnatado ou integral
200 gr de sal de cozinha
25 ml de
ácido lático (pode ser conferido aqui)

Modo de preparo

Pegue 20 litros de soro e coloque o bicarbonato, começe o aquecimento até 75ºC, após atinguir esta temperatura, adicione 2 litros de leite, continue aquecendo até 85ºC. Se desejar coloque sal, na proporção de 200 grs para cada 20 litros. Após a adição do sal, continue aquecendo até 90ºC e coloque o ácido lático para precipitar a ricota (Dilua o acido em 2 partes de água).

A Ricota (massa) tem que subir no momento em que se adiciona o ácido lático. Se ela afundar é porque o soro pode ter ficado ácido (pouco bicarbonato ou mesmo soro mais ácido) no começo da produção. A forma de corrigir é colocando um pouco mais de bicarbonato. Mexa um pouco com a peneira na massa que subiu, para que ela firme um pouco mais. Pode tirar a espuma que se formou sobre a massa, tire a massa com uma peneira, e coloque nas formas.

Normalmente coloque em formas com tampa para prensar, mas tem gente que simplesmente coloca em formas de Minas Frescal, uma furadinha no fundo e deixe assentar por uns 30 minutos, depois vire a Ricota dentro da forma, para dar formato no outro lado. Leve para a geladeira e depois de gelado consuma a vontade!

Ingredientes fornecidos pela Rica Nata.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp